Descrição de chapéu Coronavírus
Criança

Fique em casa: conheça canais online com contação de histórias para os pequenos

Com programação especial durante o isolamento, contadores ajudam a entreter as crianças

-
São Paulo

Quem tem filhos pequenos já deve ter percebido que entreter as crianças dentro de casa é um dos maiores desafios do isolamento social, necessário para minimizar a transmissão do coronavírus.

Por sorte, a tecnologia pode ajudar e plataformas como o YouTube reúnem material de qualidade voltado para o público infantil.

Conheça seis canais com contações de histórias, incluindo aqueles que prepararam uma programação especial para esses dias em que é recomendável ficar em casa.

Aliança Francesa
A escola de idiomas e centro cultural promove atividades online em português e francês. Durante o mês de abril, a contação de histórias acontece às 18h, todas as quintas-feiras. Entre os destaques, Marcelo Gomes apresenta narrativa inspirada na tradição oral das culturas turca, grega, africana, europeia e oriental. Os vídeos são reprisados no IGTV.
No Instagram @AliancaFrancesaSP. Lives qui.: 18h. Até 30/4. Livre.

Baú da Camilinha
Camila e João apresentam histórias infantis com acompanhamento musical. O canal não tem vídeos novos há alguns meses, mas os que estão disponíveis trazem narrativas com cerca de dez minutos, além de músicas autorais da dupla e sugestões de brincadeiras. Uma boa pedida para os dias de quarentena é o vídeo que ensina a fazer slime, aquela geleca colorida e pegajosa que é sensação entre os pequenos, com apenas quatro ingredientes.
Disponível no canal O Baú da Camilinha. Livre.

Carol Levy
Acompanhada dos dois filhos pequenos, a contadora apresenta histórias ao vivo duas vezes por dia, às 11h e às 20h. Com a hashtag #ViralizaHistoria, Carol narra em cerca de 25 minutos livros de autores como a brasileira Ruth Rocha. O conteúdo fica salvo e pode ser assistido e reprisado a qualquer momento no YouTube. Na plataforma também é possível encontrar produções mais antigas e curtas, com duração média de 5 minutos, em que a atriz e cantora narra histórias da literatura, do folclore e também aborda temas como sentimentos.
No Instagram @carollevy e disponível no canal Carol Levy. Lives seg. a sex.: 11h e 20h. Livre.

Cris Gouveia
Responsável por dar vida ao personagem Teobaldo no Quintal da Cultura, o ator apresenta ao vivo no Intagram Um Canto que Conta histórias infantojuvenis durante a quarentena. As lives acontecem com data e horário marcados, divulgados na conta do artista, e ficam salvas no IGTV. Além de leituras, Gouveia também apresenta músicas e histórias de sua autoria, como "Um Pequeno Cavaleiro", inspirada nas aventuras de "Dom Quixote".​
No Instagram @UmCantoQueConta. Horários das lives divulgadas semanalmente. Livre.

Fafá Conta Histórias
Também com a #ViralizaHistoria, Fafá faz transmissões ao vivo diárias no YouTube e Instagram em que conta histórias de livros infantis e infantojuvenis. Em cerca de 30 minutos, ela apresenta trechos de até duas obras selecionadas. Quem não pode acompanhar as versões ao vivo pode acessar os vídeos antigos, com duração média de dez minutos, nos quais a contadora apresenta de forma lúdica lendas populares, histórias clássicas e biografias de personalidades, como o escritor Machado de Assis (1839-1908) e a jogadora de futebol Marta.
No Instagram @FafaConta e disponível em no canal Fafá Conta. Lives: seg., qua. e sex.: 10h30. Ter. e qui.: 16h30. Livre.

Hora da Imaginação
Este canal do YouTube reúne conteúdo produzido por artistas afetados pelo cancelamento de espetáculos devido às recomendações de isolamento. Entre os vídeos de contação de histórias, Carla Passos apresenta "A Roupa Nova do Rei", sobre um rei cujo traje é invisível aos olhos de pessoas tolas. Já Débora Guimarães, a Palhaça Picuinha, apresenta "O Macaco e a Velha", que acompanha a improvável amizade entre o primata e a idosa.
Disponível no canal Hora da Imaginação. Livre.

Impulsionando Arte
O perfil divulga semanalmente a programação com os temas das lives, que podem ser voltadas tanto para o público infantil, com contações de história e a Oficina de Circo, quanto para o adulto, com o vídeo Como Manter os Estudos em Casa. Os programas ficam disponíveis no IGTV.
No Instagram: @impulsionandoarte. Livre.

Paula Furtado
No canal da psicopedagoga há sugestões de livros infantis com histórias que trabalham sentimentos que os pequenos podem ter na situação de isolamento social. Em vídeos de aproximadamente dez minutos, ela apresenta o tema a ser discutido (que também é indicado na descrição da postagem) e conta uma história lúdica com elementos relacionados.
Disponível no canal Paula Furtado Psicopedagoga. Livre.

Quintal da Cultura
Os personagens do programa de televisão, que vai ao ar na TV Cultura, apresentam vlogs (blog em formato de vídeo) no YouTube. No canal virtual, com mais de um milhão de inscritos, Ludovido, Doroteia, Ofélia e Osório apresentam brincadeiras educativas, músicas e histórias, além de abordar temas diversos com uma linguagem lúdica. Um dos vídeos mais recentes do canal é uma edição especial do Vlog da Dorô com cinco minutos de informações e dicas para os pequenos se prevenirem contra o coronavírus.
Disponível no canal do Quintal da Cultura. Livre.

Quarentena de Histórias
Iniciativa da atriz e diretora de teatro Carla Candiotto, o projeto de contação de histórias online prevê o lançamento de dez vídeos com narrativas infantis. As leituras são feitas diariamente, às 18h30, por atores da Cia. de Teatro de Jundiaí, acompanhados de um convidado especial. Os vídeos apresentam para os pequenos obras como "A Revolucão dos Bichos", de George Orwel e "Era uma Vez um Tirano", de Ana Maria Machado.
Disponível no canal da Prefeitura de Jundiaí e no site cultura.jundiai.sp.gov.br.

Recantação
O perfil de contação de histórias passa a fazer três transmissões ao vivo por semana no Instagram. Além das narrativas, o grupo apresenta brincadeiras musicais e dá dicas para construção de instrumentos. Depois da exibição, o conteúdo fica disponível no IGTV.
Lives ter. e qui.: 14h. Sáb.: 11h. Instagram: @recantacao Livre. GRÁTIS

Rúbia Mesquita
Semanalmente, a palestrante atualiza o canal com vídeos em que conta histórias e anedotas divertidas. Para as crianças curiosas, há diversas brincadeiras de adivinhação "O que é o que é?" e também trava-línguas, em vídeos curtinhos de menos de dois minutos. As histórias narradas por Rúbia também não se alongam muito, em cerca de cinco minutos ela apresenta narrativas como a popular "Maria Vai com as Outras" e a folclórica "Lenda da Mandioca".
Disponível no canal Rúbia Mesquita. Livre.

São Paulo Companhia de Dança
No formato de podcast disponibilizado no YouTube, a SPCD apresenta para os pequenos clássicos literários que inspiraram grandes montagens de balé, como "O Lago dos Cisnes". As histórias selecionadas integram o livro "Contos do Balé", de Inês Bogéa, diretora artística da companhia. Fiel ao formato, a narrativa é feita exclusivamente por meio de áudio, sem mostrar o rosto dos contadores, permitindo que os pequenos imaginem as cenas com liberdade.
Disponível no canal Memória_SPCD.

Toda História É uma Carta de Amor
Iniciativa da Fundação Bunge, o projeto reúne contadores de histórias voluntários que fazem transmissões ao vivo pelo Facebook. Entre os destaques, Kiara Terra apresenta, no dia 24/4, uma narrativa com a metodologia "história aberta", que, adaptada para o contexto virtual, permite a participação do público por meio de comentários durante a live.
Disponível em facebook.com/bungefoundation. Lives nos dias 10, 14, 18, 20 e 24 de abril, às 11h. Livre

Varal de Histórias
Em vídeos com duração de até dez minutos publicados semanalmente aos sábados, Juçara Batichoti apresenta clássicos infantis como "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen (1805-1875), e obras contemporâneas, como "O Livro dos Medos" (2010), de Donaldo Bucheweitz. Durante as apresentações, a atriz usa recursos visuais, como fantoches e fantasias, que também podem ser feitos em casa. O canal ainda tem vídeos da série Aprenda a Fazer, com o passo a passo para recriar os cenários e outros elementos das histórias.
Disponível no canal Varal de Histórias. Livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais