Fique em casa: conheça canais do YouTube com contação de histórias para os pequenos

Com programação especial durante o isolamento, contadores ajudam a entreter as crianças

São Paulo

Quem tem filhos pequenos já deve ter percebido que entreter as crianças dentro de casa é um dos maiores desafios do isolamento social, necessário para minimizar a transmissão do coronavírus.

Por sorte, a tecnologia pode ajudar e plataformas como o YouTube reúnem material de qualidade voltado para o público infantil.

Conheça seis canais com contações de histórias, incluindo aqueles que prepararam uma programação especial para esses dias em que é recomendável ficar em casa.


Baú da Camilinha
Camila e João apresentam histórias infantis com acompanhamento musical. O canal não tem vídeos novos há alguns meses, mas os que estão disponíveis trazem narrativas com cerca de dez minutos, além de músicas autorais da dupla e sugestões de brincadeiras. Uma boa pedida para os dias de quarentena é o vídeo que ensina a fazer slime, aquela geleca colorida e pegajosa que é sensação entre os pequenos, com apenas quatro ingredientes.
Disponível no canal O Baú da Camilinha. Livre.

Carol Levy
Acompanhada dos dois filhos pequenos, a contadora apresenta histórias ao vivo duas vezes por dia, às 11h e às 20h. Com a hashtag #ViralizaHistoria, Carol narra em cerca de 25 minutos livros de autores como a brasileira Ruth Rocha. O conteúdo fica salvo e pode ser assistido e reprisado a qualquer momento no YouTube. Na plataforma também é possível encontrar produções mais antigas e curtas, com duração média de 5 minutos, em que a atriz e cantora histórias da literatura, do folclore e também aborda temas como sentimentos.
No Instagram @carollevy e disponível no canal Carol Levy. Lives seg. a sex.: 11h e 20h. Livre.

Fafá Conta Histórias
Também com a #ViralizaHistoria, Fafá faz transmissões ao vivo diárias no YouTube e Instagram em que conta histórias de livros infantis e infanto-juvenis. Em cerca de 30 minutos, ela apresenta trechos de até duas obras selecionadas. Quem prefere evitar as versões ao vivo pode acessar os vídeos antigos, com duração média de dez minutos, em que a contadora apresenta de forma lúdica lendas populares, histórias clássicas e biografias de personalidades como o escritor Machado de Assis (1839-1908) e a atleta Marta.
No Instagram @FafaConta e disponível em no canal Fafá Conta. Lives: seg., qua. e sex.: 10h30. Ter. e qui.: 16h30. Livre.

Paula Furtado
No canal da psicopedagoga há sugestões de livros infantis com histórias que trabalham sentimentos que os pequenos podem ter na situação de isolamento social. Em vídeos de aproximadamente dez minutos, ela apresenta o tema a ser discutido (que também é indicado na descrição da postagem) e conta uma história lúdica com elementos relacionados.
Disponível no canal Paula Furtado Psicopedagoga. Livre.

Quintal da Cultura
Os personagens do programa de televisão, que vai ao ar na TV Cultura, apresentam vlogs (blog em formato de vídeo) no YouTube. No canal virtual, com mais de um milhão de inscritos, Ludovido, Doroteia, Ofélia e Osório apresentam brincadeiras educativas, músicas e histórias, além de abordar temas diversos com uma linguagem lúdica. Um dos vídeos mais recentes do canal é uma edição especial do Vlog da Dorô com cinco minutos de informações e dicas para os pequenos se prevenirem contra o coronavírus.
Disponível no canal do Quintal da Cultura. Livre.

Varal de Histórias
Em vídeos com duração de até dez minutos publicados semanalmente aos sábados, Juçara Batichoti apresenta clássicos infantis como "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen (1805-1875), e obras contemporâneas, como "O Livro dos Medos" (2010), de Donaldo Bucheweitz. Durante as apresentações, a atriz usa recursos visuais, como fantoches e fantasias, que também podem ser feitos em casa. O canal também tem vídeos da série Aprenda a Fazer, com o passo a passo para recriar os cenários e outros elementos das histórias.
Disponível no canal Varal de Histórias. Livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais