Aplicativo do iFood é o que oferece a melhor navegabilidade, diz júri

App tem navegação fácil e intuitiva e é campeão em ranking de melhores deliveries

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São Paulo

Um bom design vai além da aparência do produto. Se hoje em dia muito da vida pode ser resolvido com poucos toques na tela do celular, é porque há equipes dedicadas a melhorar a experiência do usuário —ou UX, sigla para “user experience”, em inglês— de sites e aplicativos.

Resumidamente, o design centrado no usuário busca entender o modo de pensar e o comportamento humano para garantir que os usuários que vão se aventurar naquele site ou aplicativo consigam atingir seu objetivo tranquilamente. E o aplicativo do iFood, campeão da categoria com 4,25 pontos, é um bom exemplo disso.

A maneira como o app está desenvolvido torna a navegação quase que intuitiva. É muito simples acessar e ativar os filtros, as seções são bem definidas, os destaques são interessantes. Chega a ser difícil se perder por ali.

Não é preciso quebrar a cabeça para acessar o histórico de pedidos, tampouco para solicitar ajuda caso você tenha tido um problema com uma entrega feita há semanas. Além disso, encontra-se de um tudo na aba perfil: histórico de chat, notificações, pacotes e cupons de desconto. Até um feed com as novidades de seu restaurante favorito existe —o que se torna mais uma mãozinha na hora de ajudar a escolher o que pedir no imenso cardápio de casas disponíveis na plataforma.

O segundo colocado, Rappi , dispõe de qualidades semelhantes, embora a profusão de oferta de serviços possa assustar o usuário menos acostumado com tecnologia.

O terceiro colocado foi o Uber Eats. A plataforma do gigante da mobilidade peca em alguns pontos —embora seja fácil navegar pelas seções na página principal, a aba de busca fica meio caótica, e as seções estão em inglês, o que pode gerar dificuldades.

Além disso, muitos restaurantes usam fotos genéricas no perfil. É mais importante que as imagens sigam a identidade visual proposta pelo aplicativo ou que elas representem o que o usuário vai encontrar naquele restaurante?

Para o Uber Eats, a resposta é a identidade visual. Mas eu tenho uma opinião diferente, após me frustrar algumas vezes ao procurar no cardápio os itens da foto da chamada do estabelecimento e só depois descobrir que eles estão na imagem, mas não no menu.