Saiba quais são os melhores aplicativos de delivery de São Paulo, segundo ranking da Folha

Júri avalia principais plataformas em dez categorias, como melhor oferta de restaurantes, bares e lanchonetes

ilustracao de mochilas de aplicativo por delivery

O Guia avaliou os principais aplicativos de entrega disponíveis em São Paulo Silvis

São Paulo

A pandemia de Covid-19 acelerou um processo que já vinha em alta —os aplicativos de delivery se tornaram a salvação para aqueles que não cozinham ou desejam matar a saudade de uma comida de restaurante, forçando muitas casas que ainda não tinham dado atenção ao serviços de entrega a se render aos tais apps.

Com restaurantes, bares, lanchonetes e docerias de portas fechadas durante meses seguidos nas fases mais restritivas da quarentena, o delivery surgiu como a única alternativa para que esses negócios continuassem atendendo.

Do lado do público, porém, surge a pergunta: qual dos aplicativos disponíveis usar?

Mesmo agora, quando boa parte dos espaços gastronômicos de São Paulo voltaram a abrir suas portas e estão autorizados a receber clientes presencialmente, embora ainda com restrições, o delivery segue na linha de frente da gastronomia paulistana.

Os restaurantes se multiplicaram nas plataformas, os bares passaram a oferecer cada vez mais seus drinques engarrafados, as embalagens foram aperfeiçoadas para sobreviver às jornadas pela cidade e uma guerra de promoções e de casas exclusivas acirrou a disputa entre os aplicativos.

Isso sem falar no surgimento de um fator cada vez mais fundamental —a adaptação à nova rotina e às normas de segurança sanitárias ditadas pela pandemia, com adoção de entrega sem contato, desinfecção de objetos e garantia de melhores condições de trabalho aos entregadores, que se expõem diariamente ao risco ao trabalhar nas ruas.

Há ainda um último campo de batalha entre essas plataformas, também impulsionado pela pandemia. Além de contar com endereços gastronômicos, alguns aplicativos ofertam serviços como mercado, farmácia e locais para compra de itens diversos, para atender quem permanece totalmente sem sair de casa —ou quem está com preguiça de ir ao mercadinho.

Para ajudar na hora de decidir qual dos aplicativo escolher quando bater a fome —ou a sede—, o Guia preparou uma avaliação com as principais plataformas de delivery que existem na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo. Ao todo, foram testadas cinco: Apptite, iFood, James, Rappi e Uber Eats.

Todos os serviços foram avaliados por uma equipe de jurados da Folha em dez categorias. Em cada uma delas, os aplicativos receberam notas que variaram de 0 a 5.

Os pontos foram somados e, em seguida, calculou-se a média para chegar à nota final de cada aplicativo em cada categoria. O app que alcançou o maior número foi eleito o vencedor nos quesitos avaliados. E o delivery que conquistou mais vitórias foi considerado o campeão geral.

Para chegar aos resultados, foram escalados dez jurados. Participaram das avaliações os colunistas da Folha especializados em gastronomia Daniel de Mesquita Benevides e Marcos Nogueira, o editor do núcleo de Cultura Silas Martí, o editor de Projetos e Parcerias Roberto de Oliveira e as jornalistas Carolina Moraes, Flávia G. Pinho, Isabella Menon, Marília Miragaia, Marina Consiglio e Nathalia Durval.

As categorias abordam o conteúdo dos aplicativos, como o melhor cardápio de restaurantes, de bares, de lanchonetes e de comidinhas, ou seja, padarias, docerias e sorveterias, por exemplo. Mas também foram considerados critérios técnicos —entre eles, a navegabilidade dos apps e o suporte que as empresas fornecem em caso de erros ou de problemas com a entrega.

A adaptação à pandemia gerou uma avaliação própria, na qual foram consideradas as medidas das plataformas para responder aos tempos atuais, sobretudo em relação à segurança dos entregadores e de quem faz a compra.

Confira, no índice abaixo, quais foram considerados os melhores aplicativos de delivery de São Paulo. E bom apetite.

Dicas para pedir delivery com segurança

  • Dê preferência a pagamentos online
  • Priorize entrega sem contato
  • Use máscara se encontrar o entregador
  • Veja se o pedido chegou fechado​
  • Higienize e descarte as embalagens
  • Lave bem as mãos, e boa refeição!

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais