Crítica: Poesia e humor permeiam peça baseada em livro de Adriana Falcão

Dirigido por Duda Maia, "A Gaiola" é uma fábula sobre o amor (e suas complexidades) inspirada no livro homônimo de Adriana Falcão, roteirista de séries como "A Grande Família".

Traz a história de uma menina e um passarinho que, certo dia, cai ferido na varanda dela. A garota cuida da ave e os dois se apaixonam. Para que o relacionamento fique seguro, ambos decidem construir uma gaiola.

É um espetáculo com diálogos que misturam poesia e humor, dois atores vigorosos em cena, cenário minimalista cheio de surpresas e canções que desenham a montanha-russa de emoções de um amor, entre encontros e desencontros.

Carol Futuro e Pablo Áscoli em cena da montagem de "A Gaiola"
Carol Futuro e Pablo Áscoli em cena da montagem de "A Gaiola" - Divulgação

Os atores, Carol Futuro (a menina) e Pablo Áscoli (o passarinho), que se revezam entre os papéis de narradores e protagonistas, falam de seus sentimentos, às vezes difusos. Diversos acontecimentos são deliciosamente dançados.

Carol Futuro é cativante em sua atuação. Engraçada, lembra com gestos personagens de desenhos animados. Pablo Áscoli é um príncipe que não se faz de príncipe (em tempos em que as meninas já não mais sonham com eles).

Coreografados com muita graça, os gestos da dupla se repetem, assim como muitos dos diálogos, enfatizando o cotidiano amoroso. A dramaturgia brinca com os pontos de vista de quem conta uma história de amor.

Nos figurinos de Flavio Souza, os personagens ficam suspensos entre a realidade e a fantasia, sem delinear um tempo nem um lugar. Mas se veem um tanto quanto apagados na luz (conduzida por Renato Machado) que, na estreia em São Paulo, apresentou algumas falhas, atrapalhando um pouco a atmosfera do espetáculo.

Avaliação: muito bomIndicação
 da crítica: a partir de 7 anos

Centro Cultural Banco do Brasil - R. Álvares Penteado, 112, Centro, região central, tel. 3113-3651. 130 lugares. Sex. e sáb.: 11h. Até 28/1. Ingresso: R$ 20, p/ ingressorapido.com.br 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais