Descrição de chapéu Crítica
Criança

Espetáculo inspirado em livro de Ziraldo aborda diversidade com diálogos ágeis

'Flicts' acompanha cor diferente que não se encaixa no mundo

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
São Paulo

O espetáculo “Flicts” destaca a plasticidade da crônica de Ziraldo, publicada como livro ilustrado em 1969, que se distingue por imagens não figurativas, feitas só de tintas.

Dirigida pela atriz Lívia Gaudencio, a peça narra a busca de identidade de uma cor-personagem, Flicts, e toma como referência temporal a chegada do homem à Lua.

Grupo encena história de 'Flicts' (1969), primeiro livro infantil do cartunista Ziraldo
Grupo encena história de 'Flicts' (1969), primeiro livro infantil do cartunista Ziraldo - Rafael Pessanha/Divulgação


Com figurinos geométricos impactantes —de Paolo Suhadolnik— e diálogos ágeis, o elenco encena a competição das crianças para ver quem é a melhor e a mais querida cor em todo o arco-íris.

O Vermelho se acha o líder da turma, a Azul, a mais pacífica criatura, e o Amarelo se considera a cor mais importante porque representa o Sol. Já a Verde se resigna por ser uma cor secundária, e “o pobre, feio e aflito Flicts” é sempre expulso das brincadeiras e vive a procurar um lugar no mundo.

Mas Flicts nunca perde o humor diante do fracasso e chora como um palhaço, espalhando água na plateia. As cenas finais chamam a atenção pelos figurinos, que ficam coloridos de todos os tons para simbolizar a diversidade e a tolerância com o diferente.

Avaliação: bom
Indicação da crítica:  a partir de 5 anos

Teatro Municipal Arthur Azevedo - Av. Paes de Barros, 955, Mooca, região leste, tel. 2605-8007. 349 lugares. Sáb. e dom.: 16h. Até 1º/7. 60 min. 4 anos. Ingresso: R$ 16.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais