Descrição de chapéu Crítica
Criança

Texto de Oscar Wilde é encenado para crianças com bonecos e sombras

'O Amigo Fiel' conta a história de amizade dissimulada

O Amigo Fiel

O Grupo Sobrevento esbanja inovação e rigor na adaptação da narrativa de “O Amigo Fiel”, de Oscar Wilde (1854-1900), que dá nome ao espetáculo. Na encenação, quatro atores contam a história de um moleiro egoísta, que se aproveita da generosidade do jardineiro João, em nome de uma suposta amizade.

As crianças da plateia notam logo a falsidade da criatura e acompanham com atenção o desenrolar do enredo, eufemístico diante da maldade humana em respeito ao público infantil e, por isso mesmo, evidenciando com cuidado o lado negativo do personagem.

 Para compensar o infortúnio, a construção ímpar dos bonecos, feitos de galhos secos e com gestalt original, mimetiza o lirismo próprio da natureza, apesar de triste, representada em estações demarcadas (hoje isso não existe mais). Aliado a ela, a incrível técnica do teatro de sombras, que mais parece um filme de tão exato que é.

Impressiona no atual trabalho do Sobrevento, com excelente desempenho em seus 33 anos de existência, as emoções que suscita devido ao esforço do protagonista João, autêntico herói, que jamais deixa de ser do bem, apesar da adversidade.

Itaú Cultural - sala multiuso - Av. Paulista, 149, Bela Vista, tel. 2168-1777. 70 lugares. Sáb. e dom.: 15h. Até 1º/9. Grátis.  Indicação da crítica: a partir de seis anos.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais