Descrição de chapéu Crítica
Criança

'O Autinho da Compadecida' adapta clássico do cordel e arranca risadas

Espetáculo integra o festival de férias do Teatro Commune

São Paulo
 

O Autinho da Compadecida

  • Quando Dom.: 15h. Até 2/2
  • Onde Teatro Commune - R. da Consolação, 1.218, Consolação
  • Preço Ingr.: R$ 40

Ronaldo Saad dirige e adapta, ao lado de Patrick Balbino, a peça “O Autinho da Compadecida”, que encanta o público ao apresentar, com rimas e sotaques, personagens famosos da literatura de cordel. 

O espetáculo é inspirado na comédia satírica do paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), escrita nos anos 1950 e que, por sua vez, já havia se tornado um clássico do teatro além de um filme e uma série bem-sucedidos.

No enredo, a dupla Chicó (Lucival Almeida) e João Grilo (Saad), empregados de Eurico (Mori Meirelles) e Dorinha (Thais Vas), precisam pedir ao padre (Balbino) para benzer a cachorra da patroa. 

O religioso acha uma maluquice benzer o bicho de estimação e a confusão aumenta quando Chicó deixa a cadela fugir. Como é típico do gênero, a trama se complica com outros acontecimentos que se entrelaçam com a ação central. 

Chicó acaba morto por um cangaceiro (Alê Nunes) a quem João Grilo engana com uma gaita mágica capaz de ressuscitar as pessoas. As peripécias continuam no céu, onde há um embate entre Deus e o Diabo. Ninguém para de rir.

Teatro Commune - R. da Consolação, 1.218, Consolação, tel. 3476-0792. Dom.: 15h. Até 2/2. 60 min. Livre. Ingr.: R$ 40. Indicação da crítica: a partir de seis anos. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais