Fique em casa: contador de histórias dá dicas para deixar as crianças longe das telas

Cristiano Gouveia sugere atividades para os pequenos durante a quarentena

São Paulo

Maneiras para entreter os pequenos em casa. Essa talvez esteja entre as missões mais trabalhosas em tempos de isolamento social, provocada pela pandemia do coronavírus. E a quarentena em São Paulo já foi esticada até o final de maio, então, qualquer dica é bem-vinda.

Para quem já cansou de reprises de animações ou da programação infantil da TV, o músico e contador de histórias Cristiano Gouveia sugere brincadeiras para aproveitar mais tempo longe das telas.

Entre as dicas do artista estão atividades manuais ou que requerem que os pequenos usem a imaginação, como fazer desenhos, ler livros e quadrinhos, brincar de caretas ou de bolinhas de sabão.

Gouveia também propõe passatempos mais lúdicos, como brincar de música. Aqui a regra é inventar. "Se tiver um instrumento musical em casa, ótimo. Mas caso não tenha, pode improvisar com o que tem em casa, uma colher de pau para batucar na panela ou no pote de sorvete. Bater duas colheres juntas."

É um bom momento também para que os adultos apresentem aos pequenos músicas que eles gostavam de ouvir na infância, de acordo com o artista. Todos podem descobrir estilos juntos.

Se o apoio virtual for necessário, a dica são as contações de história online, com opções para diferentes gostos. Gouveia sugere canais no YouTube, como Caçando Estórias, em que Kemla Baptista apresenta africanidades para as crianças, e Lili Flor e Paulo Pixu, no qual a dupla mistura literatura, teatro e música.

O próprio artista também faz contações em seu canal no YouTube, Um Conto que Conta, no qual apresenta narrativas originais populares, além de cantigas de todo o mundo. Para quem prefere apenas escutar as histórias, há a versão em podcast, disponível no Spotify. Lá, são apresentadas histórias autorais e também aquelas presentes na tradição oral de diferentes culturas. Entre os destaques estão as histórias em cordel, com versos e rimas divertidos.

Gouveia está presente ainda no Instagram, no perfil @umcantoqueconta, com novidades às segundas, quartas e sextas, sempre às 17h. Na mesma rede social, o músico dá dicas de brincadeiras e livros para entreter os pequenos em casa. Uma das postagens, que inspirou estas dicas, reúne 16 atividades para curtir com toda a família.

O artista, que também enfrenta o isolamento, só não abre mão da tecnologia para conversar com a família. Ele sugere bater um papo no telefone para ouvir a voz das pessoas de que estão longe e matar a saudade.

"Como meu filho mora com a mãe, e não podemos nos ver por conta da pandemia, a gente tem se ligado todas as noites, por chamada de vídeo, e eu conto uma história para ele antes de dormir."

E se no fim do dia todas as ideias se esgotarem, ainda há uma dica bônus: não fazer nada. Ele explica: "Tem coisa melhor que ficar sem fazer nada? Dá para pensar, imaginar ou mesmo descansar depois de tanta atividade."

Confira outras sugestões no Instagram @umcantoqueconta.


Veja também as dicas de Sandra Peres e do Paulo Tatit, da Palavra Cantada, da Lu Lopes, a Palhaça Rubra, da diretora de teatro Carla Candiotto, da empresária Mônica Sousa e da cineasta Carla Camurati.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais