Descrição de chapéu Coronavírus
Criança

Fique em casa: no Dia da Educação, veja algumas atividades online para crianças

Nas redes sociais, iniciativas explicam curiosidades e ensinam a fazer experiências

São Paulo

Celebar o Dia Internacional da Educação nesta terça (28) pode ser um desafio devido ao fechamento das escolas por conta do coronavírus.

Assim como as aulas, as atividades lúdicas precisam ser realizadas de maneira adaptada, dentro de casa e com a supervisão dos adultos.

Nesse contexto, formas alternativas de levar conhecimento e informações para os pequenos são aliadas e a internet está repleta de iniciativas que facilitam a tarefa.

Confira projetos que estimulam o aprendizado e a criatividade dos pequenos.

Canais Educativos

Cia. Lúdica TV
Em vídeos curtinhos, o canal apresenta ideias de brincadeiras, como a tradicional elefante colorido, e de experiências, como a que simula a erupção de um vulcão. Com o tema coronavírus em alta, o grupo produziu um material que explica de forma didática e lúdica a transmissão do vírus.
Disponível no canal da Cia. Lúdica no YouTube

Minuto da Terra
A versão brasileira do Minute Earth, canal dedicado às ciências biológicas, explica temas como terremotos, inteligência artificial e transformação de gás carbônico em oxigênio com linguagem simples e de desenhos. Um dos episódios explica por quê os morcegos são transmissores de doenças tão graves para os humanos, como o Ebola e os coronavírus.
Disponível no canal Minuto da Terra no YouTube

O Show da Luna
Também exibido no canal de televisão Discovery Kids, o Show da Luna tem temporadas completas no YouTube. Nos vídeos, a curiosa protagonista, que adora explorar e entender o mundo, tem a ajuda de seu irmão Júpiter e do furão de estimação Cláudio para responder a perguntas comuns entre as crianças, como "O que é o arco-íris?" e "Por que tudo cai na direção do chão?". Na plataforma online, também é possível assistir a clipes musicais que ensinam sobre temas diversos, como a formação estalactites em cavernas e o que é um ornitorrinco.
Disponível em no canal do Show da Luna no YouTube

Outros

Colônia de Feras
Gratuita, a plataforma DinoMundi oferece atividades diárias para os pequenos entre 8h30 e 16h, simulando a rotina de uma colônia de férias. Como o nome sugere, a brincadeira simula um universo paralelo habitado por dinossauros onde a missão dos participantes é ajudar a resgatar uma criança perdida. As tarefas propostas são inspiradas naquelas de acampamentos infantis e incluem tanto habilidades digitais quanto manuais. É recomendável que as atividades sejam desenvolvidas com a supervisão de adultos.
Disponível para download em: dinomundi.com

Imagina Só
Voltado para os pequenos, o podcast apresenta histórias lúdicas que estimulam a criatividade com elementos sonoros. Com duas temporadas, o projeto tem 15 episódios com cerca de dez minutos disponíveis com narrativas clássicas como "Cachinhos Dourados e os Três Ursos" e "O Patinho Feio", além de outras menos conhecudas, como "O Cabrito e o Balão" e "O Passeio do Tigre".
Disponível em: imaginaso.simplecast.com​

Museu da Imaginação
O espaço cultural disponibiliza kits para oficinas de confecção de brinquedos como pipa, biboquê e fantoche monstro, além de um cenário inspirado na pintora Tarsila do Amaral. Comprados online, os kits custam a partir de R$ 29,90 e incluem instruções e material para cada uma das atividades. O valor do frete pode ser abatido na compra de ingressos para futuras visitas ao Museu da Imaginação.
Disponível em: museudaimaginacao.com.br

Cenário inspirado em Tarsila do Amaral, disponível em kit de atividades do Museu da Imaginação
Cenário inspirado em Tarsila do Amaral, disponível em kit de atividades do Museu da Imaginação - Divulgação

Start Arte
Em episódios chamados de "Reality Criativo", a educadora Pri Credidio e a pequena Laura ensinam pais e filhos a fazer brinquedos e brincadeiras criativas para aproveitar o tempo durante o isolamento. Entre os destaques estão o tradicional Jogo da Velha e a curiosa Caixa Come Bolinha.
Disponível no Instagram @start.arte

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais