Descrição de chapéu Coronavírus
Criança

Fique em casa: Carla Camurati dá dicas para aproveitar a quarentena com crianças

Filmes, jogos de cognição e contação de histórias então entre as sugestões

São Paulo

Aproveitar as oportunidades e "fazer do limão uma limonada" estão no horizonte de Carla Camurati para transformar as dificuldades enfrentadas durante a quarentena. Conhecida pela carreira como atriz e como diretora de "Carlota Joaquina" (1995), ela também é diretora do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici).

Sua sugestão é apreciar o tempo em casa com atividades que reúnam toda a família. "Poucas são as pessoas que podem ter tempo para saborear a companhia dos filhos e essa quarentena pode ser um bom momento para nos darmos esse presente", diz.

Filmes, histórias, jogos de raciocínio, brincadeiras com cartas e até culinária estão na lista de ideias que podem render bons momentos com as crianças.

A cineasta Carla Camurati
A cineasta Carla Camurati - Divulgação

Uma das sugestões para pais e filhos curtirem juntos é assistir aos filmes do Fici. Com direção de Camurati e Carla Esmeralda, o evento disponibiliza gratuitamente online todos os curtas-metragens que foram vencedores do Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

Para Camurati "assistir a filmes com as nossas crianças pode ser um excelente momento para uma boa conversa, principalmente filmes de curta-metragem cuja duração menor nos dá a oportunidade de acompanharmos juntos uma historia."

Brincadeiras, desafios e jogos que treinam a cognição também estão entre as dicas. Como a série de palavras, em que cada participante deve falar um termo relacionado ao anterior sem repetir o que já foi dito. Trava-línguas é outra opção para estimular a habilidade dos pequenos. Carla sugere falar rapidamente as frases "casa suja, chão sujo" e "um tigre, dois tigres, três tigres".

Com baralho há diversos jogos simples que podem ser adaptados para a faixa etária dos participantes. Ela sugere que as famílias experimentem brincar de Tapona, e explica a dinâmica:

"O baralho deve ser distribuído igualmente para todos os participantes sentados à mesa, tirando-se apenas os coringas. O jogo começa no sentido horário, com os jogadores revelando uma a uma as cartas de seu monte em um único bolo no centro da mesa enquanto cantam os números e figuras na ordem do baralho: valete, dama, rei... Quando a carta falada for a mesma da colocada na mesa, todos os participantes devem bater no bolo de cartas e o último a colocar a mão fica com esse bolo. Ganha quem acabar primeiro as cartas, mas o jogo continua até os dois últimos jogadores."

Dentro de casa, Camurati considera que a cozinha também é um espaço que pode render encontros legais. Começar com receitas fáceis como pão com ovo e sanduíches é uma forma de apresentar o mundo da gastronomia para os pequenos e estimulá-los a experimentar novas combinações.

Ao fim do dia, na hora de dormir, a dica são as contações de histórias, lidas ou até mesmo inventadas. Estas, aliás, são especialmente importantes para treinar a imaginação e aumentar a cumplicidade entre pais e filhos.

Carla Camurati resume a dica mais valiosa da quarentena: "Fiquem em casa e aproveitem seus filhotes!"

Filmes do Fici disponíveis em: fici.com.br/filmoteca

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas