Descrição de chapéu dinossauro
Criança

Conheça o Canto dos Dinossauros, novo parque de dinos em SP com tiranossauro de 4,5 metros

Local cheio de réplicas foi aberto em Osasco, no mesmo complexo onde funciona restaurante

São Paulo

Enrico Vicenzo caminha entre a vegetação e, como um paleontólogo, aponta com precisão cada dinossauro que surge à sua frente. Ali está um tiranossauro, um iguanodonte, um estegossauro, um triceratops e um pterossauro —que, a rigor, não é um dinossauro.

Aos cinco anos, o menino fala os nomes dos bichos antes das explicações dos monitores do Canto dos Dinossauros, novo parque temático aberto no mesmo complexo onde funciona o restaurante Canto da Mata Forneria, em Osasco, na Grande São Paulo.

Tiranossauro Canto dos Dinossauros
Tiranossauro Canto dos Dinossauros - Divulgação

Dinossauros andam na moda em São Paulo, e o local é mais um que oferece experiência imersiva para crianças sobre os gigantes que já habitaram a Terra. O parque foi montado em uma espécie de bosque, com efeitos sonoros que deixam a impressão de passear por uma floresta, mesmo que a gente esteja numa região movimentada de cidade.

O passeio começa em um espaço com mesas e brinquedos onde são distribuídos capacetes de proteção que servem mais para as crianças se sentirem em uma aventura do que de fato para a segurança delas e dos pais, que podem acompanhar o percurso completo —e tirar fotos, é claro.

Depois de devidamente uniformizada, a turma inicia o passeio por uma trilha. A cada parada, é possível ver, tocar e clicar réplicas de diferentes espécies de dinossauros em tamanho reduzido, além de conhecer características físicas, hábitos alimentares e outras curiosidades a respeito dos animais.

Essa parte educativa é responsabilidade dos monitores, dos painéis dispostos ao longo do trajeto e de brincadeiras, que acabam ensinando sobre paleontologia e a importância da preservação ambiental.

Entre esses jogos estão um labirinto, uma ponte de obstáculos e uma caixa de areia com peças de gesso que simulam ossos de dinossauros, que devem ser encontradas e pintadas no fim do percurso.

Mas o ponto alto mesmo é o tiranossauro rex de 4,5 metros de comprimento, que gera frisson nos visitantes e nos celulares prontos para alimentar as redes sociais. Mas não foi o caso de Vicenzo, que gostou mesmo da ponte com cordas e elásticos que dificultam a passagem, fazendo com que as crianças precisem abaixar e pular para completar o caminho. "É igual em 'Jurassic World'", diz ele sobre a franquia de filmes.

Esqueleto Canto dos Dinossauros
Réplica de ossada de dinossauro no parque temático - Divulgação

Enquanto o menino saiu do passeio com um sorriso no rosto, as crianças mais velhas do grupo e os pais pareciam menos impressionados com o roteiro. No caso dos adultos, depois de verem seus filhos virarem paleontólogos aventureiros por cerca de 50 minutos, eles ainda tiveram que abrir a carteira —depois dos dinos, a segunda aventura das crianças foi explorar a loja de produtos temáticos.

Canto dos Dinossauros

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais