Crítica: Espetáculo de bonecos é dominado por sensações

É navegando por um universo intimista que a companhia Truks, há mais de 20 anos na estrada, conta uma história de amor no espetáculo "Por uma Estrela", dirigido por Henrique Sitchin. A peça fica em cartaz no Sesc Pompeia (zona oeste de São Paulo) até 16 de dezembro, com sessões aos sábados e domingos.

Quase toda sem palavras, a peça traz a história de um menino e de uma menina que nascem e vivem numa aldeia de pescadores, provavelmente no Norte do país. O casal cresce, apaixona-se e então ocorre uma separação repentina. Estrelas, do céu e do mar, ligam os dois.

Crédito: Divulgação Cena da peça infantil "Por uma Estrela", que segue em cartaz no Sesc Pompeia até o dia 16 de dezembro

Trajando figurino em tons claros e com chapéu de palha, os atores-manipuladores da Truks, sempre habilidosos em dividir o palco com os bonecos, são precisos em traduzir com poucos gestos os sentimentos dos personagens.

Na montagem, os elementos cênicos são comedidos e crescem em cena com os recursos da iluminação. Metafórica, a narrativa é marcada mais pelas sensações do que pelas ações do casal de protagonistas -o que deixa boa parte da plateia infantil inquieta.

A trilha sonora, que inicialmente convida o espectador para um mergulho nessa atmosfera intimista, torna-se redundante e acaba atrapalhando ao amplificar demais o tom já intenso da história.

Avaliação: bom.
Indicação do "Guia": a partir de 5 anos.

Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais