Em meio a polêmicas sobre racismo nos livros de Monteiro Lobato, causa bem-vinda surpresa uma atriz negra, Vitória Rabelo, interpretando a boneca em “Desmemórias da Emília – A Marquesa de Rabicó”, do Grupo Trapo.
Dirigido por Muriel Vitória, o espetáculo livremente inspirado em “Memórias da Emília” (1936) traz a biografia da personagem alter ego do autor. Quem escreve as “desmemórias” ditadas pela protagonista mandona e tagarela é o Visconde de Sabugosa (Diego Britto).
O cenário modesto (Danilo Yabiku) peca no uso do EVA. Já o figurino, também de Yabiku, dialoga com o que habita o imaginário infantil sobre a obra lobatiana, alimentado há anos principalmente por versões televisivas.
A peça tem na adaptação livre seu melhor acerto. Outros personagens do universo do Sítio do Picapau Amarelo, como Pedrinho e Cuca, a “jacaroa velha”, ajudam a introduzir as novas gerações na obra lobatiana, entre encenações e cantorias, estas últimas um tanto carentes de afinação.
Teatro Folha - Av. Higienópolis, 618, terraço, Higienópolis, tel. 3823-2323. Sáb. e dom.: 17h40. Até 1º/3. Ingr.: R$ 50 p/ teatrofolha.com.br. Indicação da crítica: a partir de quatro anos.
Comentários
Ver todos os comentários