Descrição de chapéu Cinema Oscar
Criança

'O Menino e o Mundo' ganha exibição com trilha sonora inédita tocada ao vivo

Após a sessão no Sesc Consolação, em São Paulo, há oficina de confecção de instrumentos musicais

São Paulo

Cuca é um menino que parte em uma jornada em busca do pai, que deixou o interior em busca de emprego. Sua trajetória é apresentada na animação brasileira “O Menino e o Mundo” (2013), de Alê Abreu, que ganha exibição com música ao vivo no Sesc Consolação. 

Fernando Sardo, que participou da trilha sonora original, reúne quatro músicos e cerca de 40 instrumentos feitos com bambu, canos de PVC e outros materiais cotidianos, para interpretar uma versão inédita da trilha durante a exibição do longa, indicado ao Oscar de 2016.

Sardo esclarece que a trilha apresentada no sábado (25) não é improvisada. O grupo de artistas passou por um longo processo de composição e ensaios para criar uma nova interpretação para o filme.

Uma das metodologias adotadas foi não assistir à versão original para criar uma sonoridade que refletisse o estado de espírito de cada cena. Diferentemente das gravações em estúdio, que podem ser repetidas e editadas, a apresentação ao vivo precisa funcionar imediatamente.

Depois da sessão, no período da tarde, há oficinas de confecção de instrumentos em que as crianças também podem criar músicas para trechos da animação. 

Trata-se, segundo Sardo, de um trabalho artístico e educativo que estimula a liberdade criativa, uma vez que as cenas do filme despertam sentimentos diferentes em cada espectador, o que gera composições únicas. 

Sesc Consolação - teatro Anchieta - R. Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, tel. 3234-3000. 280 lugares. Sáb. (25): 11h. Livre. Ingr.: R$ 5 a R$ 17. Menores de 12 anos: grátis.  

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais