Descrição de chapéu teatro
Criança

Cia. Le Plat du Jour divulga quatro espetáculos infantis online

Veja outras companhias de teatro infantil que liberaram conteúdo digital

-
São Paulo

Não poder sair de casa para brincar, ir à escola e visitar amigos pode parecer chato, mas é essencial para que tudo possa voltar ao normal.

“Esse é o momento de parar, parar para recomeçar”, diz Carla Candiotto, atriz e diretora da Cia. Le Plat du Jour, responsável por divertidas e premiadas peças infantis.

Pequenas adaptações podem transformar a rotina exigida pela quarentena e deixá-la mais divertida. Sem sair de casa, fãs de teatro podem assistir a peças disponíveis no YouTube e ver exatamente como foram apresentadas.

Mesmo sabendo que teatro e telas de aparelhos eletrônicos nem sempre combinam muito bem, Carla divulgou quatro espetáculos de sua companhia online. “O teatro tem a sua linguagem que, embora não seja feita para a tela, desperta curiosidade”. Para ela, é importante que as crianças tenham opções alternativas aos desenhos animados.

Além da Cia. Le Plat du Jour, veja quatro companhias e produtoras de teatro infantil que liberaram conteúdo digital gratuito.

André Grinberg: “Circo de Borracha” e “Trem das Onze”

Com a estréia do espetáculo “Pano Pra Manga” adiado, o ator e ilusionista André Grinberg divulgou dois espetáculos de seu repertório na íntegra no YouTube. “Circo de Borracha” acompanha a amizade entre um borracheiro e um malabarista, quando este precisa da ajuda de um especialista para ajudá-lo a consertar o pneu de seu monociclo. Já “Trem das Onze” retrata a relação de um palhaço e seu aprendiz nos bastidores de um circo.
Disponíves no canal: http://abre.ai/aWlf

Artesanal Cia. de Teatro: "Tatá - O Travesseiro"

boneco abraça travesseiro
Peça utiliza bonecos e teatro de sombras como elementos centrais - João Julio Mello/Divulgação

O espetáculo conta a história de Lipe, um menino tímido que tem o travesseiro como melhor amigo. Juntos, eles passam por diversas aventuras, até que um dia, o travesseiro some. Lipe sai na busca pelo fiel escudeiro tendo que enfrentar seus maiores medos. A gravação da montagem foi disponibilizada pelo projeto CCBB em Casa.
Disponível em: vimeo.com/336937559

Cia. O Grito: "O Gigante Adamastor"

Cena da peça infantil 'O Gigante Adamastor'
Cena da peça infantil 'O Gigante Adamastor' - Roberto Morettho/Divulgação

A suspensão da temporada de "O Gigante Adamastor", motivou a Cia. o Grito a divulgar no YouTube a íntegra do espetáculo inspitado em "Os Lusíadas", poema épico de Camões. A peça narra a tristeza de um gigante ao perder o amor de sua vida e seu tormento ao atravessar tempestades nos mares. O cenário mistura cores, texturas e estampas do artesanato nordestino e conta com bonecos, músicas e brincadeiras para contar a história.
Disponível em: https://youtu.be/hxexCLc2rHI

Cia. Le Plat du Jour: “Cinderela Lá Lá Lá”, “João e Maria”, “Rapunzel” e “Os Três Porquinhos”

Mulher no palco está ajoelhada e abraçada a um cachorro (falso), atrás dela, outra está se pendurando na escada com um braço para cima
Rapunzel, da cia. Le Plat du Jour - Paulo Barbuto/Divulgação

Comandado por Carla Candiotto, o grupo disponibilizou a íntegra de quatro espetáculos de seu repertório no YouTube. Com 15 trocas de figurino, “Cinderela Lá Lá Lá”, atualiza o clássico de Charles Perrault ao contar a história de uma menina que quer ser estilista, mas é desencorajada pela madrasta e pelas meias-irmãs invejosas. Em “João e Maria”, a obra dos irmãos Grimm é revisitada com o uso de bonecos em uma narrativa que aborda temas como a preservação ambiental e a ecologia. Também dos irmãos Grimm, a versão da Cia. para “Rapunzel”, tem trilha sonora criada por Toquinho e usa acrobacias. Na cômica adaptação para “Os Três Porquinhos”, de Joseph Jacobs, a história de dois açougueiros se mistura à dos irmãos suínos.
Disponível em: http://abre.ai/aWla

Cia. Solas de Vento: “Viagem ao Centro da Terra”​

Com o adiamento da estreia de "20 Mil Léguas Submarimas", a Cia. Solas de Vento divulgou online a peça "Viagem ao Centro da Terra", também inspirada na obra de Júlio Verne. Na aventura, o professor Otto Lidenbrock e seu sobrinho Axel tentam chegar ao centro do planeta. Com a ajuda do guia Hans, começam a expedição em uma cratera de vulcão e descobrem um mundo subterrâneo repleto de mistérios. A gravação do espetáculo foi disponibilizada pelo Teatro Alfa, um dos patrocinadores.
Disponível até 26/4 em: https://www.youtube.com/watch?v=QIvo9Qxe71U&feature=youtu.be

Cia. Vagalum Tum Tum: “As Bruxas da Escócia”

Mesmo com o adiamento da estreia do espetáculo “Meu Reino por um Cavalo”, é possível conferir o trabalho Cia. Vagalum Tum Tum no YouTube. O grupo especializado em releituras de obras de William Shakespeare (1554-1616) para o público infantil, disponibilizou na plataforma a íntegra da peça “As Bruxas da Escócia”, inspirada na obra “Macbeth”. A apresentação, que dura aproximadamente 60 minutos, conta a história de um nobre escocês visitado por três bruxas que fazem previsões sobre seu futuro e revelam que ele se tornará rei.
Disponível em: http://abre.ai/aWk5

Oficina da Alegria: “Bento Batuca”

Vencedora do APCA (Troféu da Associação Paulista dos Críticos de Arte) de 2018 na categoria de musical infantil, a peça de Daniela Cury e Mariana Elisabetsky fica disponível gratuitamente no YouTube até o final de abril. O espetáculo acompanha a viagem do protagonista, um menino curioso que transforma objetos comuns em instrumentos de percussão, pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. A jornada é acompanhada por músicas com ritmos de capoeira, frevo, maculelê e samba.
Avaliação: 4 estrelas (muito bom). Indicação da crítica: a partir de sete anos.
Disponível em: http://abre.ai/aWk0

Palavra Z: “Fedegunda”

Diariamente, a produtora cultural disponibiliza alguns espetáculos de seu repertório para acesso online gratuito via YouTube. Nesta sexta (10), é possível assistir à montagem infantil “Fedegunda”, sobre uma menina que tem como companheiros o poderoso mar, o inquieto vento e o protetor tempo. De forma lúdica, a peça promove uma reflexão sobre a superação de desafios.
​Sex. sáb. e dom.: 10h às 17h. O cronograma fica no site do grupo e um link ao final da página direciona para o vídeo.
Disponível em:
palavraz.com.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais