No Dia Internacional do Livro Infantil, conheça dez perfis online com contação de histórias

Além do tradicional livro impresso, Instagram e YouTube têm opções para celebrar a data

São Paulo

Abril é um mês com importantes datas literárias, já que no dia 23 celebra-se o Dia Mundial do Livro. Menos conhecido, mas igualmente importante Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no mesmo mês, nesta quinta (2).

Mas o que há de tão especial para que as datas sejam separadas? Dia 2/4 foi escolhido especialmente para homenagear a literatura infantil porque é a data de aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), autor obras como "O Patinho Feio", "O Soldadinho de Chumbo", "A Princesa e a Ervilha" e "A Pequena Sereia".

Inspirado na data, o Guia indica dez perfis virtuais com contação de histórias para crianças; confira.

Baú da Camilinha
Camila e João apresentam histórias infantis com acompanhamento musical. O canal não tem vídeos novos há alguns meses, mas os que estão disponíveis trazem narrativas com cerca de dez minutos, além de músicas autorais da dupla e sugestões de brincadeiras.
Disponível no canal O Baú da Camilinha. Livre.

Carol Levy
Acompanhada dos dois filhos pequenos, a contadora apresenta histórias ao vivo duas vezes por dia, às 11h e às 20h. Com a hashtag #ViralizaHistoria, Carol narra em cerca de 25 minutos livros de autores como a brasileira Ruth Rocha. O conteúdo fica salvo e pode ser assistido e reprisado a qualquer momento no YouTube. Na plataforma também é possível encontrar produções mais antigas e curtas, com duração média de 5 minutos, em que a atriz conta histórias da literatura, do folclore e também aborda temas como sentimentos.
No Instagram @carollevy e disponível no canal Carol Levy. Lives seg. a sex.: 11h e 20h. Livre.

Fafá Conta Histórias
Também com a #ViralizaHistoria, Fafá faz transmissões ao vivo diárias no YouTube e Instagram em que conta histórias de livros infantis e infanto-juvenis. Em cerca de 30 minutos, ela apresenta trechos de até três obras selecionadas. Quem prefere evitar as versões ao vivo pode acessar os vídeos antigos, com duração média de dez minutos, em que a contadora apresenta de forma lúdica lendas populares, histórias clássicas e biografias de personalidades como o escritor Machado de Assis (1839-1908) e a atleta Marta.
No Instagram @FafaConta e disponível em no canal Fafá Conta. Lives: seg., qua. e sex.: 10h30. Ter. e qui.: 16h30. Livre.

Hora da Imaginação
Este canal do YouTube reúne conteúdo produzido por artistas afetados pelo cancelamento de espetáculos devido às recomendações de isolamento. Entre os vídeos de contação de histórias, Carla Passos apresenta "A Roupa Nova do Rei", sobre um rei cujo traje é invisível aos olhos de pessoas tolas. Já Débora Guimarães, a Palhaça Picuinha, apresenta "O Macaco e a Velha", que acompanha a improvável amizade entre o primata e a idosa.
Disponível no canal Hora da Imaginação. Livre.

Impulsionando Arte
O perfil divulga semanalmente a programação com os temas das lives, que podem ser voltadas tanto para o público infantil, quanto para o adulto, como contação de histórias e a "Oficina de Circo" para os pequenos e "Como manter os estudos em casa" voltada para os pais. Os vídeos ficam disponíveis no IGTV.
No Instagram: @impulsionandoarte. Livre.

Paula Furtado
No canal da psicopedagoga há sugestões de livros infantis com histórias que trabalham sentimentos que os pequenos podem ter na situação de isolamento social. Em vídeos de aproximadamente dez minutos, ela apresenta o tema a ser discutido (que também é indicado na descrição da postagem) e conta uma história lúdica com elementos relacionados.
Disponível no canal Paula Furtado Psicopedagoga. Livre.

Quintal da Cultura
Os personagens do programa de televisão, que vai ao ar na TV Cultura, apresentam vlogs (blog em formato de vídeo) no YouTube. No canal virtual, com mais de um milhão de inscritos, Ludovido, Doroteia, Ofélia e Osório apresentam brincadeiras educativas, músicas e histórias, além de abordar temas diversos com uma linguagem lúdica.
Disponível no canal do Quintal da Cultura. Livre.

Recantação
O perfil de contação de histórias passa a fazer três transmissões ao vivo por semana no Instagram. Além das narrativas, o grupo apresenta brincadeiras musicais e dá dicas para construção de instrumentos. Depois da exibição, o conteúdo fica disponível no IGTV.
Lives ter. e qui.: 14h. Sáb.: 11h. Instagram: @recantacao Livre. GRÁTIS

Rúbia Mesquita
Semanalmente, a palestrante o canal com vídeos em que conta histórias e anedotas divertidas. Para as crianças curiosas, há diversas brincadeiras de adivinhação "O que é o que é?" e também trava-línguas, em vídeos curtinhos de menos de dois minutos. As histórias narradas por Rúbia também não se alongam muito, em cerca de cinco minutos, ela apresenta narrativas como a popular "Maria Vai com as Outras" e a folclórica "Lenda da Mandioca.
Disponível no canal Rúbia Mesquita. Livre.

Varal de Histórias
Em vídeos com duração de até dez minutos publicados semanalmente aos sábados, Juçara Batichoti apresenta clássicos infantis como "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen (1805-1875), e obras contemporâneas, como "O Livro dos Medos" (2010), de Donaldo Bucheweitz. Durante as apresentações, a atriz usa recursos visuais, como fantoches e fantasias, que também podem ser feitos em casa. O canal também tem vídeos da série Aprenda a Fazer, com o passo a passo para recriar os cenários e outros elementos das histórias.
Disponível no canal Varal de Histórias. Livre.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais