Até o dia 15 de junho, a Biblioteca Monteiro Lobato, em Guarulhos, exibe “Mulheres Negras: Abolição, Protagonismo e Resistência”.
A mostra é organizada de maneira cronológica, e apresenta mulheres negras do período da escravidão, abolição, República, ditadura militar e anos 1990. Há imagens de pessoas como Dandara, que fez parte do quilombo de Zumbi de Palmares no século 17, da escritora Carolina Maria de Jesus e da antropóloga Lélia Gonzalez.
Figuras de outros países também têm espaço na mostra, caso da soldado haitiana Sanité Bélair, que lutou pela independência do Haiti, e da multiartista peruana Victoria Santa Cruz.
O evento destaca o que foi resgatado por pesquisadoras negras para que a história de cada personagem não seja esquecida e sirva de inspiração para o debate sobre o racismo e para o enfrentamento da violência que atinge a população negra.
Salão de Exposições da Biblioteca Monteiro Lobato - Rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos. Seg. a sex.: 9h às 18h. Sáb.: 9h às 14h. Até 15/6. Livre. GRÁTIS
Comentários
Ver todos os comentários