Saiba quais foram os concertos e óperas eleitos como melhores do ano

A programação de música de câmara e de espetáculos líricos tem ficado cada vez mais intensa em São Paulo. Basta ver o número e a repercussão de óperas e concertos apresentados em diversas salas da capital.

A começar pelos espetáculos líricos, as peças "Aida" e "Don Giovanni", compostas respectivamente por Giuseppe Verdi e Mozart, ficaram empatados em primeiro lugar na votação do júri convidado para o Melhores 2013 do "GUIA". Ambas foram apresentadas no Theatro Municipal.


Crédito:

Já na decisão online, os internautas elegeram "A Carreira do Libertino" (The Rake's Progress), encenada em junho também no Municipal.

Crédito: Gabo Morales - 7.ago.2013/Trëma/Folhapress Ensaio de "Aida", de Verdi, com o Balé da Cidade de São Paulo, no Theatro Municipal; a ópera foi encenada em agosto
Ensaio de "Aida", de Verdi, com o Balé da Cidade de São Paulo, no Theatro Municipal; a ópera foi encenada em agosto


Já no quesito melhor concerto nacional de música de câmara, a decisão virtual alçou a apresentação da Bachiana Filarmônica Sesi-SP ao lado do cantor e ator Tiago Abravanel, no Teatro Bradesco, como o melhor evento do tipo.

Na votação do júri o topo do pódio ficou para a execução de "Réquiem", do austríaco Mozart, pela Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência do maestro Rinaldo Alessandrini.

Crédito:


Crédito: Simon van Boxtel/Divulgação Orquestra Real do Concertgebouw, que fez apresentações no parque Ibirapuera e na Sala São Paulo


CONCERTOS INTERNACIONAIS

O pleito para a eleição do melhor concerto internacional do ano foi tão acirrado quanto emocionante. Por um ponto de diferença a Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã, que fez apresentações na Sala São Paulo e na plateia externa do Auditório Ibirapuera, foi tida como preferida do júri.

Crédito: Julia Baier/Divulgação A Filarmônica de Bremen, que executou todas as sinfonias de Beethoven
A Filarmônica de Bremen, que executou todas as sinfonias de Beethoven

Em segundo lugar ficou a maratona de quatro noites nas quais a Orquestra Filarmônica de Bremen, regida pelo maestro estoniano Paavo Järvi, realizada em duas noites no Theatro Municipal e duas noites na Sala São Paulo.

A bateria de apresentações foi escolhida a favorita do ano pela enquete online realizada no site do "Guia".

Crédito:

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais