Sala São Paulo retoma concertos presenciais com álcool em gel e maestro alemão

Programação, que começa nesta quinta (15), tem a Osesp sendo regida por Alexander Liebreich

-
São Paulo

Músicos, instrumentos, batuta, placas de acrílico, máscara, álcool em gel e distanciamento social. É assim que a principal casa de música clássica paulistana, a Sala São Paulo, será reaberta ao público nesta quinta-feira, dia 15 —após 215 dias de interrupção da temporada e silêncio por causa da pandemia.

Sede da Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, é justamente com ela que o espaço volta a funcionar entre os dias 15 e 17, com duas sessões por dia. Nas datas, o grupo é regido pelo alemão Alexander Liebreich e vai executar as peças “Für Lennart”, de Arvo Pärt, e a “Sinfonia nº 1”, de Brahms.

Mas seguindo todos os protocolos de segurança. Público e músicos usam máscara —no caso dos artistas, sempre que podem e quando não atrapalha a execução das músicas, é claro. Placas de acrílico transparente também foram instaladas no palco para proteger os membros da orquestra.

A semana seguinte também já está agendada: ainda sob a batuta de Liebreich, a orquestra percorre “Meditação - Para as Vítimas do Tsunami”, de Toshio Hosokawa, e a “Sinfonia nº 5 - Reforma”, de Mendelssohn, entre quinta (22) e sábado (24). A Sala São Paulo prevê que a programação se estenda ao menos até o início de 2021.

Mesmo no tempo fechado para o público, o espaço não abandonou totalmente a programação. Desde agosto, realizou em seu palco uma série de concertos gratuitos que foram transmitidos virtualmente, com a orquestra em formação reduzida.

A nova fase de reabertura obriga o local a se adequar aos protocolos da fase verde do Plano São Paulo, divulgado pelo governo estadual e assinados pela prefeitura, que incluem ocupação de no máximo 60% da capacidade total da plateia, medição de temperatura na entrada, distanciamento dos assentos ocupados e desinfecção dos espaços, por exemplo.

Com a sala de concerto, serão abertos também os espaços de café e restaurante e a visita monitorada com reserva antecipada.

O regente Alexander Liebreich
O regente Alexander Liebreich - Sammy Heart/Divulgação

Liebreich (Für Lennart e Sinfonia nº 1 em Dó Menor, Op. 68): Sala São Paulo - Pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, região central, tel. (11) 3367-9500. Qui. (15) e sex. (16): 19h e 21h15. Sáb. (17): 15h15 e 17h30. 60 min. 7 anos. Ingr.: R$ 150 em osesp.byinti.com

​Liebreich (Meditação - Para as Vítimas do Tsunami e Sinfonia nº 5 em Ré Maior, Op. 107 - Reforma): Sala São Paulo - Pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, região central, tel. (11) 3367-9500. Qui. (22) e sex. (23): 19h e 21h15. Sáb. (24): 15h15 e 17h30. 60 min. 7 anos. Ingr.: R$ 150 em osesp.byinti.com

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais