Theatro Municipal de SP terá apresentações presenciais ainda neste mês

Instituição estava com atividades paralisadas após uma série de crises envolvendo contas e edital

São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo retomará suas atividades ainda neste mês de dezembro, incluindo apresentações presenciais e com público na plateia.

Seguindo os protocolos de segurança da pandemia, o Municipal reabrirá suas portas ao público para dois concertos de Natal, que também serão transmitidos ao vivo. O Coral Lírico de São Paulo irá se apresentar no dia 20 de dezembro, um domingo, às 11h, com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Na semana seguinte, na quarta-feira, dia 23, o Coral Paulistano se apresenta. O evento está marcado para as 18h.

A volta da programação presencial ocorre em um momento em que São Paulo registra uma alta nos casos de infecção por coronavírus, o que fez o governador João Doria, do PSDB, endurecer a quarentena na capital paulista na semana passada.

A programação virtual, que também havia sido paralisada, contará com quatro concertos online que celebram os 250 de Beethoven, exibidos pelo canal de YouTube do teatro nos dias 17, 18, 19 e 20 de dezembro, sempre às 20h.

A programação da instituição estava suspensa não só pela pandemia, mas também por uma série de crises internas. A entidade privada que administrava o complexo, o Instituto Odeon, teve seu contrato com a Prefeitura de São Paulo rompido após ter suas contas reprovadas por um grupo de trabalho vinculado à Secretaria Municipal de Cultura.

Já o edital que escolheria a nova organização social que tocaria o Municipal foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Município.

Quem comanda o complexo atualmente é o Santa Marcelina Cultura, escolhido em caráter de emergência, sem chamamento público e temporariamente.

Para o ano que vem, de janeiro a abril, estão previstos 25 concertos e quatro apresentações do Balé da Cidade —todas realizadas presencialmente, com público, mas também com transmissões ao vivo.

O Coral Paulistano, que atualmente tem como regente titular a maestrina Naomi Munakata
O Coral Paulistano, que se apresenta no Municipal - Wilian Aguiar/Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais