Descrição de chapéu saúde
Concertos

Fique em casa: assista a concertos e óperas do Brasil e do mundo pela internet

Orquestras de Minas Gerais, Porto Alegre, Berlim e Londres abriram seus acervos

São Paulo

Com suas casas de música clássica favoritas fechadas por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus, os fãs de concertos e óperas podem aproveitar para visitar espaços mais distantes do que o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e o Theatro São Pedro, todos na capital paulista.

Grupos de várias partes do Brasil e do mundo aproveitaram o momento para abrirem seus acervos e divulgarem seus trabalhos. De graça, é possível assistir a concertos de orquestras de Minas Gerais e Porto Alegre, mas também Londres e Berlim, além da clássica Osesp.

Confira abaixo um roteiro erudito para amenizar a sua quarentena.

Nacionais

Clássicos da TV Cultura
Todo sábado, às 23h, o canal transmite concertos ou produções documentais de importantes orquestras, maestros e solistas do Brasil e do mundo. É possível assistir à programação no site ou na TV e, embora desatualizado, o perfil do YouTube do programa ainda guarda algumas obras como “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikóvski, na íntegra.
Como assistir: tvcultura.com.br/aovivo ou YouTube: bit.ly/2wR56cp

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
O grupo, que completou 12 anos neste ano, conta com mais de cem vídeos de apresentações regidas por Fábio Mechetti, além de bastidores e histórias de compositores em seu canal do YouTube.
Como assistir: youtube.com/filarmonicamg

Orquestra Petrobras Sinfônica
A orquestra criou a Opesflix, que faz referência à empresa gigante dos streamings. Diariamente, o grupo publica um dos 45 vídeos de concertos separados para a quarentena —e isso inclui performances clássicas, pop e infantis. A estreia foi no dia 20 de março, com “Pássaro de Fogo”, de Stravinski, regida pelo maestro titular Isaac Karabtchevsky.
Como assistir: bit.ly/2xbc8ZI

Maestro Isaac Karabtchevsky rege grupo com integrantes da Sinfônica Heliópolis e Petrobras Sinfônica na Sala São Paulo,
Maestro Isaac Karabtchevsky rege grupo com integrantes da Sinfônica Heliópolis e Petrobras Sinfônica na Sala São Paulo,
Rodolfo Yuzo/Divulgação
Maestro Isaac Karabtchevsky rege grupo com integrantes da Sinfônica Heliópolis e Petrobras Sinfônica na Sala São Paulo,

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Em seu canal no Youtube, a Ospa liberou 20 apresentações de sua temporada de 2019 e uma da de 2020 para quem está de quarentena.
Como assistir: youtube.com/ospaRS

Sala São Paulo
A casa de música clássica mais famosa da capital, e uma das principais do país, montou uma programação semanal online enquanto não reabre as portas. Às terças e quintas, a Orquestra Sinfônica de São Paulo visita seu acervo e resgata obras interpretadas pelo grupo e convidados no local.

Aos sábados, às 16h30, faz transmissões ao vivo em seu canal do Youtube —todas ficam disponíveis por lá. Os domingos, às 19h, são reservados para a Série Digital Osesp Personnalité. Além disso, músicos da orquestra e do coro compartilham momentos musicais diretamente de suas casas para as redes sociais do espaço.
Como assistir: salasaopaulo.art.br/digital, Instagram: @salasaopaulo_ , YouTube: youtube.com/videososesp ou Facebook: facebook.com/osesp

Theatro Municipal de São Paulo
O teatro disponibilizou, na íntegra e de graça, as gravações das nove sinfonias de Beethoven executadas pela Orquestra Sinfônica Municipal, sob a batuta do titular Roberto Minczuk, em 2019. As peças serão liberadas às segundas e quartas, e a primeira —a nona sinfonia, a mais famosa— já está no ar.
Como assistir: youtube.com/theatromunicipalsp

Internacionais

Filarmônica de Berlim
A orquestra formada em 1882 e baseada na Alemanha libera seu acervo com centenas de apresentações, entrevistas e documentários por um mês. Basta utilizar o código BERLINPHIL na hora da assinatura.
Como assistir: digitalconcerthall.com (é possível trocar o idioma do site para outras línguas, como inglês e espanhol).

London Symphony Orchestra
Aos domingos e quintas, a orquestra londrina inclui sempre um concerto de seu acervo no canal do Youtube. Até agora, já apareceram obras de Stravinski, Brahms e Schumann, entre outros.
Como assistir: youtube.com/user/Lso

Metropolitan Opera
Diariamente, às 20h30, a famosa casa de Nova York promove o Nightly Met Opera Streams, que libera óperas completas gravadas para o cinema com legendas em inglês, italiano, alemão e espanhol e em qualidade alta. No catálogo, peças como “La Traviata”, de Verdi, dirigida por Michael Mayer e comanda pelos maestros Karel Mark Chichon e Bertrand de Billy, ainda ficam disponíveis por cerca de 23 horas após sua transmissão.
Como assistir: bit.ly/31MhvJh

Montagem do balé "O Lago dos Cisnes" da Ópera Nacional de Paris
Montagem do balé "O Lago dos Cisnes" da Ópera Nacional de Paris - Divulgação

OperaVision
O streaming de ópera abriu gratuitamente o seu catálogo, que inclui obras de Puccini, como "Lá Bohème", que tem regência de Carlo Rizzi, e Händel, como "Xerxes", dirigida por Stefan Herheim. A plataforma ainda alimenta o Youtube com apresentações completas, como “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, produzida por John Cox.
Como assistir: operavision.eu (é possível deixar o site em inglês, francês ou alemão) ou YouTube: bit.ly/2UyEsxO

Ópera Nacional de Paris
O grupo francês libera, semanalmente, um novo espetáculo em seu site. Nas próximas semanas, entram no catálogo “Contos de Hoffmann”, de Jacques Offenbach, (20 a 26 de abril) e “Carmen”, de Bizet, (27 de abril a 3 de maio).
Como assistir: operadeparis.fr (é possível deixar o site em inglês e francês)

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais