Dexter, Leo Cavalcante, Max B.O., Aláfia e Mano Cobra encerram o Festival Contra a Violência Policial neste sábado (7), à partir das 14h30, na praça Roosevelt (centro). O evento, organizado pela campanha "Por que o senhor atirou em mim?", é grátis e tem o objetivo de denunciar a violência policial.
O festival promoveu, desde o dia 17 de maio, atividades como saraus, debates e exibição de filmes em todas as regiões da cidade. A intenção? Trazer à tona a discussão sobre a desmilitarização da Polícia Militar e a denúncia dos casos de violência policial nas periferias, em especial contra jovens negros.
Para o fim do projeto, os artistas convidados tocam a partir das 14h30. O rapper Mano Cobra, do grupo Conexão do Morro, é o responsável pela abertura. O cantor, compositor e instrumentista Leo Cavalcanti toca na sequência. O último show é de Dexter —preso por 13 anos, o músico criou no Carandiru o grupo 509-E e segue carreira solo desde 2005.
A CAMPANHA
O nome da campanha, "Por que o senhor atirou em mim?", é uma referência à fala do adolescente Douglas Rodrigues, 17, que ao levar um tiro da Polícia Militar no bairro do Jaçanã (zona norte de SP) questionou o oficial com esta pergunta.
A PM instaurou inquérito para apurar se o tiro que partiu da arma do PM e atingiu o tórax do jovem —que morreu instantes depois no Pronto Socorro do bairro— foi acidental. De acordo com a polícia, os PMs atendiam uma ocorrência de som alto na rua em que o rapaz estava.
O grupo ajudou a organizar uma manifestação na zona norte em novembro do ano passado e acompanha denúncias de chacinas em regiões como Sapopemba e Brasilândia. Entre as exigências dos organizadores estão a desmilitarização da polícia e a mudança na formação dos agentes.
LINE-UP DO EVENTO
14h30: Mano Cobra
15h30: Leo Cavalcanti
17h: Aláfia
18h: Max B.O.
19h: Dexter
SERVIÇO
Data: sábado (7)
Horário: 14h às 20h
Local: Praça Franklin Roosevelt (centro)
Mais informações em http://festivalcontraaviolenciapolicial.wordpress.com/ e https://www.facebook.com/porqueatirouemmim
GRÁTIS
Comentários
Ver todos os comentários