O Instituto Tomie Ohtake e a Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (USP), celebram dez anos de colaboração entre as instituições em 2025. A programação comemorativa conta com sete concertos gratuitos até novembro –parte do programa "Imersão OCAM no Tomie". Não é preciso retirar ingressos antecipadamente.
A agenda tem início neste mês, na quinta (13), às 19h, em homenagem ao centenário do compositor italiano Luciano Berio. Sob a regência de William Coelho, o programa do grupo de cordas trará obras de Gerald Finzi, Camargo Guarnieri e Gustav Holst.
Na sexta (14), o maestro André Bachur conduz o grupo de sopro com repertório dedicado ao francês Edgar Varèse. Os arranjos incluem composições de Mozart, Lea Freire e Ronaldo Miranda. O regente Ricardo Bologna encerra a programação de fevereiro no domingo (16), às 11h, com participação do cantor Arrigo Barnabé. Na ocasião, apresentam "A História do Soldado", do russo Igor Stravinsky.
No dia 23 de março, às 11h, Camila Ossio toca clarinete também sob a regência de Ricardo Bologna. Serão reproduzidas obras de Gabriela Lena Frank e Aaron Copland, além da Sétima Sinfonia de Beethoven.
Em junho, a orquestra convida alguns músicos vencedores de seu concurso de jovens solistas. O maestro Gil Jardim sobe ao palco para a apresentação de composições de Franz Anton Hoffmeister, Hans Christian Andersen e Ronaldo Miranda no dia 15, às 11h.
Para o segundo semestre, estão agendados dois espetáculos. O primeiro, Realidades Imaginárias, acontece em 17 de agosto, às 11h, com Edelton Gloeden, no violão, e André Bachur, na regência. A coletânea musical terá peças de Yuri Behr, Leo Brouwer, Marisa Rezende e Igor Stravinsky. Fernando Dias Gomes fará uma participação na data.
O segundo marca o encerramento da série de concertos. A última apresentação será no dia 16 de novembro, às 11h. O programa Passione Clássica reúne os músicos Amanda Martins e Alessandro Santoro com obras de Beethoven, Haydn e Carl Philipp Emanuel Bach.
Comentários
Ver todos os comentários