A Caixa de Fuxico recria conto português com música e bonecos

Com recursos corporais, canto, música ao vivo e bonecos, o espetáculo "A Menina, o Príncipe e a Noite", do grupo A Caixa de Fuxico, leva ao palco do Sesc Santana, na região norte de São Paulo (SP), uma adaptação do clássico conto português "O Galvão". No palco, é contada a história de três jovens irmãs que perdem o pai e precisam fugir. A peça cumpre temporada aos domingos, às 15h30, até o dia 30 deste mês.

Crédito: Divulgação
"A Menina, o Príncipe e a Noite" recria conto clássico português em espetáculo de bonecos

A montagem dá prosseguimento à linguagem do grupo que utiliza a estética do artesanato brasileiro e das celebrações populares, como a festa do Divino.

Após a morte do pai, as irmãs costureiras ficam pobres e têm que fugir de sua cidade natal. Elas chegam a uma vila desconhecida e ganham de uma velha uma casa que, por ser assustadora, ninguém quer. Magicamente, a menina mais nova é atraída por uma voz que sai de um poço e vai parar em um rico palácio. Lá conhece um misterioso príncipe que aparece somente à noite. O rapaz que foi encantado pela Noite é obrigado a viver na escuridão.

No palácio, ela é tratada como uma princesa, tem servos que fazem tudo o que ela deseja. Entretanto, suas irmãs com inveja sugerem que ela possa ter se casado com um monstro e a estimulam a usar uma lamparina para vê-lo. Quando ela faz isso, queima o príncipe, que a abandona.

Na tentativa de encontrá-lo, ela aceita uma difícil missão. A mãe do príncipe, que não quer aceitá-la como nora, impõe três tarefas impossíveis de serem realizadas. Ela parte para cumprir o trato e, quem sabe, recuperar seu amor.

O texto é construído a partir de "O Galvão", uma jornada mítica que relata as etapas de construção do ser humano até se tornar consciente de suas atitudes através da integração dos opostos.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Criança

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

Texto: Andrea Cavinato. Duração: 50 minutos. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais