Teatro B32 tem a melhor acústica graças à combinação de tecnologia e design

Fachada de vidro do espaço, em complexo de luxo avenida Faria Lima, consegue isolar barulho dos carros

Imagem da parte interna do Teatro B32, na região do Itaim Bibi - Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A escultura metálica de uma baleia, com 20 metros do comprimento, decora a área externa do Teatro B32, na avenida Faria Lima, complexo inaugurado em 2021 que reúne prédio comercial, cafés, restaurante e uma praça inspirada no Bryant Park, de Nova York, com mesas e apresentações ao ar livre.

O ambiente externo chama a atenção, mas é a acústica da sala de apresentações que fez com que o B32 conquistasse um lugar na lista de melhores teatros de São Paulo da Folha. Esse conjunto do empresário Rafael Birmann consegue reunir design e também tecnologia.

O projeto de Eiji Hayakawa conta com uma grande fachada de vidro que conecta a sala de espetáculos à avenida Faria Lima sem deixar que o barulho dos carros invada o ambiente, conquista que contou com a colaboração de José Augusto Nepomuceno, responsável ainda pela acústica da Sala São Paulo.

O vidro também permite a entrada de luz natural, mas, além disso, o espaço tem iluminação feita 100% em LED. Outro destaque da sala é o sistema de automação Gala Venue, que permite com que as cadeiras da plateia sejam recolhidas para baixo do piso, transformando o local em uma pista aberta. A função garante versatilidade ao teatro, projetado para receber, além de peças, shows, palestras, mostras e festas.

Desde que abriu, o B32 tem conseguido seguir essa proposta. Neste mês, por exemplo, o espaço recebeu "Realpolitik", drama em que um jornalista e o CEO de uma grande corporação se confrontam —ainda em cartaz em sala alternativa, o Estúdio 07—, "Brun Blaà", para bebês, e "O Grande Perigo", para crianças.

Também se apresentaram a orquestra Brasil Jazz Sinfônica, para uma homenagem a Henry Mancini, o grupo Pandeirodê, além do espetáculo de música e dança "Ijó - Um Grupo Só".

Já em outubro, o B32 vai abrigar apresentações do conjunto de cordas Wiener Musikverein Quartett, da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), do violinista alemão Oscar Bohórquez com a Orquestra Acadêmica Mozart e um show da banda gaúcha de rock Reação de Cadeia.

TEATRO B32
R. Lício Nogueira, 92, Itaim Bibi, região oeste, tel. (11) 93327-6549. teatrob32.com.br