Sympla, melhor plataforma de ingressos, facilita ajuda na hora de comprar e acessar

Empresa reúne entradas para todo tipo de espetáculo, além de tíquetes de museus e até conteúdos virtuais

imagens de telas do aplicativo de ingressos Sympla
imagens de telas do aplicativo de ingressos Sympla - Pedro Affonso/Folhapress
São Paulo

Em um setor disputado por empresas nacionais e estrangeiras, a mineira Sympla conseguiu se consolidar como uma das principais plataformas de venda de ingressos do país. Criado em 2021, em Belo Horizonte, o serviço é um dos vencedores desta edição de O Melhor de São Paulo - Teatro.

Segundo a empresa, a ideia da plataforma surgiu quando Marcelo Cartacho e David Tomasella, os fundadores, sentiram falta de uma solução digital para a gestão de eventos. Chamaram, então, o empresário Rodrigo Cartachopara tirar o projeto do papel.

Hoje, a Sympla é uma das líderes desse mercado e abriga uma boa seleção de festas, shows e outras atrações. Há desde apresentações de comediantes até entradas para exposições em instituições privadas e públicas, como o Museu da Língua Portuguesa.

Além de eventos presenciais, é possível encontrar opções virtuais, a maioria cursos ou workshops. Desde a pandemia, a plataforma passou a investir ainda na oferta por streaming de conteúdo pré-gravado, na função Sympla Play —onde também predominam os materiais educativos.

Um diferencial da Sympla em relação a outras plataformas é a possibilidade de acessar o serviço por meio de aplicativo, além do site da empresa, enquanto alguns concorrentes possuem apenas as páginas na internet. O acesso facilitado pelo celular permite a maior agilidade na hora de visualizar os ingressos. O aplicativo é fácil de navegar e tem uma boa interface, que consegue sugerir e organizar os eventos disponíveis.

Recentemente, a Sympla, que aceita as principais formas de pagamento, investiu na tecnologia de blockchain, método de armazenamento de informações mais difícil de ser violado, a fim de reduzir o risco de fraudes.

A plataforma não cobra nada de quem realiza eventos gratuitos, mas tem taxas de serviço, de 10%, e de processamento, de 2% a 2,5%, sobre cada ingresso vendido de atrações pagas. A organização de cada evento pode optar por repassar ou não a taxa de 10% para o consumidor, prática comum na plataforma, mas precisa arcar com a de processamento.

A Sympla afirma ter vendido cerca de 130 mil ingressos por dia em 2023, o equivalente a mais de 47 milhões de entradas no ano.

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