Saiba como funciona uma orquestra; "Guia" dá dicas para assistir a um concerto

Prepare-se para aproveitar a agenda de concertos em São Paulo com nossas dicas para assistir a um concerto e entender como funciona uma orquestra.



A orquestra está dividida em quatro grupos principais. Abaixo a lista dos instrumentos:

CORDAS - violino, viola, violoncelo, contrabaixo
Instrumentos tocados com arco. Dos menores para os maiores, ou seja, dos mais agudos para os mais graves, são os violinos (divididos em primeiros e segundos), as violas, os violoncelos e os contrabaixos

MADEIRAS - flauta, oboé, clarinete, fagote
Instrumentos de sopro de sonoridade "suave". As madeiras são constituídas pela flauta e pelos instrumentos de palheta (oboé, clarinete e fagote)

METAIS - trompa, trompete, trombone, tuba
Instrumentos de sopro "barulhentos", feitos de metal: trompa, trompete, trombone e tuba

PERCUSSÃO - tímpano, bumbo, pratos, caixa clara
A quantidade de instrumentos percutidos é enorme. Os mais habituais em uma orquestra são o tímpano, o xilofone, o bumbo, os pratos e a caixa clara.




CONFIRA DICAS E CURIOSIDADES:

A afinação
Perfilada no palco, a orquestra é afinada antes de começar a tocar. A convenção é que todos afinem seus instrumentos a partir do primeiro oboé, que toca o lá central - a nota que soa quando você ouve o tom de discagem do telefone, ao tirar o aparelho do gancho.

O programa
Normalmente o programa é formado de uma peça mais breve, em apenas um movimento (equivalente musical de um ato teatral ou de um capítulo de livro); um concerto para instrumento solista e orquestra, em três movimentos; e, depois do intervalo, uma sinfonia, em quatro movimentos.

Os aplausos
As obras executadas em um concerto costumam ser divididas em movimentos. Hoje em dia, a convenção é ficar em silêncio durante a execução, e só aplaudir depois do último movimento.

O que vestir
Não é preciso colocar trajes de gala para ir a um concerto. Roupas informais são bem recebidas mesmo em locais como a Sala São Paulo e o Theatro Municipal, embora devam ser evitadas vestimentas praianas como bermudas, chinelos e camisetas regata.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais