Projeto de Frank Gehry é visto sob olhar de limpadores de janela em documentário

Um dos arquitetos de grife do longa "The Competition", Frank Gehry também é a inspiração para "Gehry's Vertigo", ainda que ele não apareça no filme.

* Conheça a programação completa da mostra Arq.Futuro 

Criação dos videoartistas Ila  Bêka e Louise  Lemoine --que também são casados--, o média-metragem usa uma abordagem no mínimo original para apresentar o Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha.


Não espere entrevistas com Gehry falando das dificuldades de uma obra tão imponente ou de como o museu se tornou um importante ponto turístico da cidade. "Gehry's Vertigo" é muito mais sensorial.

Quem apresenta o Guggenheim é o time encarregado de limpar as janelas do grande museu. A escalada, as dificuldades e as eficientes técnicas desses profissionais são introduzidas ao espectador, sem necessidade de diálogos, usando muito mais os sons do trabalho e as próprias imagens belíssimas do alto do museu.

"Gehry's Vertigo" é apenas o terceiro filme de um projeto maior dos criadores, batizado de Living Architectures. Em comum, todos tentam desmistificar o caráter intelectual da arquitetura, exibindo obras pelo olhar de pessoas comuns. O projeto integral, com sete filmes, foi adquirido pelo MoMA, de Nova York.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais