Descrição de chapéu Oscar 2025
Cinema

Veja onde assistir a 'Ainda Estou Aqui' e outros filmes indicados ao Oscar 2025

'Anora' e 'Conclave' já estão nos cinemas, outros chegaram aos streamings e alguns ainda vão estrear

São Paulo

O Oscar, principal premiação do cinema, anunciou nesta quinta (23) todos os indicados as suas 23 categorias. "Ainda Estou Aqui" está garantido em três delas: melhor filme, melhor atriz (para Fernanda Torres) e melhor longa estrangeiro.

O filme segue nos cinemas, assim como seus concorrentes "Anora" e "Conclave". Títulos como "Wicked" e "A Substância" já chegaram no streaming. E ainda há grande parte das obras com estreia no circuito comercial marcada para as próximas semanas.

Imagem do filme 'Ainda Estou Aqui'
Imagem do filme 'Ainda Estou Aqui' - Divulgação/Sony Pictures

Confira abaixo onde assistir os indicados do Oscar 2025 —e se programe para ficar em dia antes da premiação, que acontece em 2 de março.

Alien Romulus

Na sequência da franquia "Alien", jovens colonizadores se deparam com uma forma de vida perigosa em uma estação espacial abandonada. O filme concorre ao Oscar 2025 de efeitos especiais e é possível assistí-lo no Disney+.


Ainda Estou Aqui

O longa de Walter Salles foi indicado ao prêmio de melhor filme e melhor filme internacional no Oscar. Fernanda Torres, que interpreta a protagonista da história, também concorre ao prêmio de melhor atriz.

O filme está em cartaz nos cinemas desde novembro de 2024 e é sucesso de bilheteria — se tornou o quinto filme mais visto no Brasil em 2024 e conquistou a sétima maior arrecadação de um filme nacional no século 21.

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, narra a história de sua mãe, Eunice, e quatro irmãos após o desaparecimento de seu pai durante a ditadura militar no Brasil. Fernanda Torres interpretou a protagonista da história e conquistou o Globo de Ouro de melhor atriz de drama nesta edição do Globo de Ouro.

Por ser uma produção Globoplay, o título deve ficar disponível na plataforma de streaming quando sair dos cinemas, mas ainda não há data para isso acontecer.


Anora

O filme do diretor Sean Baker já ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2024, prêmio dado ao melhor título exibido no evento. No Oscar 2025, concorre nas categorias melhor filme, melhor atriz (para Mikey Madison), melhor direção, melhor ator coadjuvante (para Yura Borisov), melhor roteiro original e melhor montagem.

O longa chega nesta quinta (23) aos cinemas e conta a vida de Anora, uma jovem profissional do sexo que ela se casa em Las Vegas, por impulso, com o filho de um oligarca russo. Contudo, a descoberta dessa união pela família do rapaz lança um sombra sobre o futuro do casal.


O Aprendiz

Disponível para aluguel no Prime Video, o filme conta a polêmica trajetória de ascensão do magnata e presidente dos Estados Unidos Donald Trump, entre os anos 1980 e 1990.

No Oscar, o longa concorre nas categorias melhor ator (para Sebastian Stan) e melhor ator coadjuvante (para Jeremy Strong).


Batalhão 6888

Estrelado por Kerry Washington, o filme concorre ao Oscar na categoria de melhor canção original (por ‘The Journey’) e está disponível na Netflix.

Baseado em uma história real, conta a história de um batalhão de mulheres negras durante a Segunda Guerra Mundial.


Better Man: a História de Robbie Williams

Indicado ao Oscar na categoria de efeitos especiais, o filme estreia nos cinemas em 6/3. Na cinebiografia do astro, ele é representado por um macaco -maneira como ele mesmo se viu durante muito tempo na sua carreira.


O Brutalista

O filme se passa no pós-guerra, em 1947, e segue um arquiteto húngaro que tenta reconstruir sua vida nos Estados Unidos. Chega aos cinemas em 20/2.

No Oscar, foi indicado a melhor filme, melhor ator (para Adrien Brody), melhor direção (para Brady Corbet), melhor atriz coadjuvante (para Felicity Jones), melhor ator coadjuvante (para Guy Pearce), melhor montagem, melhor roteiro original, melhor trilha sonora e melhor fotografia.

Vale lembrar que o filme já foi premiado no Globo de Ouro, onde conquistou as categorias de melhor filme de drama, melhor ator de drama (Adrien Brody) e melhor direção.


Um Completo Desconhecido

A cinebiografia do cantor Bob Dylan, estrelada por Timothée Chalamet, chega às telonas de cinema no dia 27/2.

Concorre ao Oscar de melhor filme, de melhor direção (para James Mangold), de melhor ator (para Timothée Chalamet), de melhor atriz coadjuvante (para Monica Barbaro), de melhor ator coadjuvante (para Edward Norton), melhor figurino, melhor som e melhor roteiro adaptado.


Conclave

A trama se dá após a morte do papa, enquanto um cardeal conduz o conclave que vai eleger o novo líder da Igreja Católica. Com Ralph Fiennes, John Lithgow e Stanley Tucci, o filme estreia nos cinemas em 23/1.

No Oscar, concorre nas categorias de melhor filme, melhor ator (para Ralph Fiennes), melhor atriz coadjuvante (para Isabella Rossellini), melhor roteiro adaptado, melhor figurino, melhor trilha sonora, melhor direção de arte e melhor montagem. Vale lembrar que o filme já conquistou o Globo de Ouro de melhor roteiro.


Divertida Mente 2

A sequência acompanha as emoções de Riley, que chega à adolescência. É possível assistir ao filme no streaming Disney+. No Oscar, o longa foi indicado na categoria melhor animação.


Duna: Parte 2

O filme já está disponível no streaming Max e continua a narrar jornada mítica de Paul Atreides, que se junta a Chani e os Fremen para se vingar dos conspiradores que destruíram sua família.

No Oscar, concorre nas categorias de melhor filme, direção de arte, som, efeitos especiais e fotografia.


Elton John: Never Too Late

Indicado ao Oscar 2025 na categoria de melhor canção original por "Never Too Late", o documentário está disponível no streaming Disney+ e relembra a carreira de Elton John.


Emilia Pérez

O filme chega aos cinemas em 6/2 e conta a história de uma advogada que é recrutada por um chefão das drogas para ajudá-lo a se transformar em uma mulher.

A trama rendeu a Karla Sofía Gascón a primeira indicação ao Oscar para uma atriz trans. Ela compete na categoria melhor atriz.

O longa concorre também em melhor filme, melhor direção (para Jacques Audiard), melhor atriz coadjuvante (para Zoe Saldaña), melhor filme internacional, melhor roteiro adaptado, melhor cabelo e maquiagem, melhor trilha sonora, melhor canção original (por ‘El Mal’ e ‘Mi Camino’), melhor montagem, melhor som e melhor fotografia.


Flow

Concorre ao Oscar de melhor filme internacional de também de melhor animação —prêmio que já conquistou no Globo de Ouro 2025.

Narra a trama de um gato solitário que se refugia em um barco depois de seu lar ser destruído por uma inundação. O filme estreia 20/2 nos cinemas.

A Garota da Agulha

Após a Primeira Guerra Mundial, uma jovem grávida e desempregada recebe ajuda de uma mulher carismática e passa a comandar uma agência de adoção clandestina. O filme estreia no Mubi nesta sexta (24).

No Oscar, o longa dinamarquês concorre com "Ainda Estou Aqui" na categoria melhor filme internacional.


Gladiador 2

Disponível para aluguel na Apple TV+, no Google Play e no Prime Video, o filme concorre ao Oscar de melhor figurino.

Conta a história de Lucius, um jovem que vive na Roma Antiga e, anos depois da morte de Maximus e de ver seu lar dominado por tiranos, é forçado a retornar à arena do Coliseu para lutar pelo povo romano.


Nosferatu

Na Alemanha do século 19, um antigo vampiro da Transilvânia persegue uma jovem amendrontada.

Dirigido por Robert Eggers, concorre nas categorias melhor figurino, melhor cabelo e maquiagem, melhor fotografia e melhor direção de arte. O filme estreou dia 2 de janeiro e segue em cartaz nos cinemas.


Planeta dos Macacos: o Reinado

Na sequência da franquia, um novo líder um macaco tirânico constrói seu império. Indicado ao Oscar 2025 na categoria de efeitos especiais, o filme está disponível no Disney+.


Robô Selvagem

Indicado ao Oscar 2025 nas categorias melhor animação, som e trilha sonora, narra a trajetória de Roz, um robô que naufraga em uma ilha desabitada e constrói aos poucos uma relação com os animais nativos.

Está disponível para aluguel no Prime Video e no Google Play.


A Semente do Fruto Sagrado

A história se passa em meio à agitação política em Teerã, quando a arma de um juiz desaparece. Enfrentando momentos de paranoia, ele passa a suspeitar de sua esposa e suas filhas.

O longa concorre com "Ainda Estou Aqui" na categoria melhor filme internacional. Estreou em 9/1 e segue nos cinemas.


Setembro 5

Com estreia marcada para 30/1, o filme concorre ao Oscar de roteiro original.

Dirigido por Tim Fehlbaum, a trama se passa durante as Olimpíadas de Munique de 197, quando uma emissora televisiva americana precisa cobrir a crise dos reféns que envolveu atletas israelenses.


Sing Sing

O musical estreia em 15/2. Narra a história de um homem preso injustamente que encontra conforto em um grupo de teatro do presídio no qual está cumprindo pena.

No Oscar, concorre ao prêmio pelas categorias melhor ator (para Colman Domingo), roteiro adaptado e canção original (por 'Like a Bird’).


A Substância

No thriller que já está disponível no streaming Mubi, a protagonista interpretada por Demi Moore é demitida da TV ao ser considerada velha demais. Ela recorre então a uma substância milagrosa para rejuvenescer, mas sua versão madura precisa dividir o corpo com a jovem, o que faz com que ela perca o controle de sua vida.

O filme concorre ao Oscar nas categorias melhor filme, melhor direção (para Coralie Fargeat), melhor atriz (para Demi Moore), melhor roteiro original e melhor cabelo e maquiagem.

No Globo de Ouro, Moore saiu premiada na categoria de melhor atriz em comédia ou musical por seu papel no filme.

A Verdadeira Dor

Dois primos embarcam em um grupo de viagem para Polônia após a morte de sua avó. O filme estreia nos cinemas em 30/1.

No Oscar, o título concorre nas categorias de melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante para Kieran Culkin —vale lembrar que ele já venceu nesta mesma categoria do Globo de Ouro.


Wallace & Gromit: Avengança

Disponível na Netflix, o filme concorre ao Oscar de melhor animação. Na trama, uma invenção tecnológica sai do controle e um cachorro precisa ajudar seu tutor a resolver o problema.


Wicked

Estrelado por Cynthia Erivo e Ariana Grande, o filme tem roteiro adaptado do musical da Broadway e já está disponível para aluguel no Prime Video.

No Oscar, concorre nas categorias de melhor filme, melhor atriz (para Cynthia Erivo), atriz coadjuvante (para Ariana Grande), figurino, cabelo e maquiagem, trilha sonora, direção de arte, montagem, sons e efeitos especiais.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais