Descrição de chapéu Oscar 2025
Cinema

Indicados ao Oscar, 'O Brutalista' e animação 'Flow' estreiam nos cinemas em SP

Também são novidades novo filme de Bruce LaBruce e documentário sobre Marietta Baderna

São Paulo

Nove filmes chegam aos cinemas de São Paulo nesta quinta (20). Entre os destaques estão dois indicados ao Oscar: "O Brutalista", que concorre nas principais categorias, incluindo melhor filme, melhor ator e melhor direção, e a animação "Flow", primeiro longa-metragem da Letônia a concorrer a categoria de melhor filme internacional na premiação. Veja mais a seguir.

Cena da animação 'Flow', de Gints Zilbalodis - Divulgação

Os 80 Gigantes
Brasil, 2024. Dir.: Joana Nin. 75 min. 10 anos
O documentário conta a história de arte e resistência da Cia dos Ventos, fundada por uma família que se dedica ao teatro de bonecos no Paraná. Frente a mudanças políticas, eles seguem mantendo a tradição viva.


O Brutalista
The Brutalist. EUA/Reino Unido/Canadá, 2024. Dir.: Brady Corbet. Com: Adrien Brody, Felicity Jones e Guy Pearce. 214 min. 18 anos
Após a Segunda Guerra Mundial, um arquiteto húngaro deixa a Europa para reconstruir sua vida nos Estados Unidos. Quando chega ao país, um cliente rico e misterioso muda sua realidade. O filme recebeu dez indicações ao Oscar e concorre nas principais categorias, incluindo melhor filme, melhor ator e melhor direção. No Globo de Ouro, em janeiro, o longa conquistou três prêmios.

Desafie a Escuridão
Brave the Dark. 2023. Dir.: Damian Harris. Com: Jared Harris, Sasha Bhasin e Martin Jarvis. 120 min. 16 anos
Um homem traumatizado com seu passado vive em um ciclo de autodestruição. Quando é preso, recebe ajuda de seu professor de teatro para sair da detenção e enfrentar seus medos.


Fé para o Impossível
Brasil, 2025. Dir.: Ernani Nunes. Com: Vanessa Giácomo, Dan Stulbach e Júlia Gomes. 100 min. 12 anos
Inspirado em uma história real, o filme mostra a trajetória de uma pastora atacada durante uma corrida nas ruas do Rio de Janeiro e internada em estado grave. Seu marido compartilha a situação com outras pessoas para reunir orações por sua melhora.


Flow
Straume. Letônia/Bélgica/França, 2024. Dir.: Gints Zilbalodis. 85 min. Livre
Um gato solitário se refugia em um barco depois de seu lar ser destruído por uma inundação. A animação tem traços realistas, em um desenho diferente das obras do gênero, e usa sons de animais reais. Este é o primeiro longa-metragem da Letônia a concorrer ao Oscar de melhor filme internacional. Na mesma premiação, ele também recebeu indicação na categoria de melhor animação —título que já conquistou no Globo de Ouro deste ano. No último Festival Annecy, principal evento de animações, o filme também foi premiado.

O Intruso
The Visitor. Reino Unido, 2024. Dir.: Bruce LaBruce. Com: Bishop Black, Macklin Kowal e Amy Kingsmill. 101 min. 18 anos
Um homem nu é encontrado dentro de uma mala às margens do rio Tâmisa, em Londres. Contratado para ser o serviçal de uma família de classe alta, ele acaba seduzindo todas as pessoas com as quais convive. O filme segue a assinatura do diretor canadense Bruce LaBruce, que explora fetiches e faz críticas sociais em suas obras provocadoras.


Kayara - A Princesa Inca
Kayara. Peru/Espanha, 2025. Dir.: Cesar Zelada e Dirk Hampel. 90 min. Classificação indicativa não informada
Na animação, uma adolescente quer se tornar a primeira mulher entre os chasquis, mensageiros do Império Inca. Para isso, tem de enfrentar tradições e normas de gênero.


Marietta Baderna - Dos Palcos aos Dicionários
Brasil, 2024. Dir.: Mariana Alvim. 72 min. Livre
O documentário apresenta a história da bailarina italiana. Defensora do abolicionismo, Marietta levou aos palcos o lundu, dança africana praticada por escravizados, e chocou a sociedade carioca por seus pensamentos liberais em meio ao século 19.

Meu Verão com Glória
Àma Gloria. França, 2023. Dir.: Marie Amachoukeli-Barsacq. Com: Ilça Moreno, Louise Mauroy-Panzani e Abnara Gomes Varela. 83 min. 12 anos
Uma menina de seis anos ama sua babá, mas precisa aceitar que ela voltará a Cabo Verde para cuidar de sua própria família. As duas têm um último verão juntas.


ESPECIAL

Do Onírico ao Real – Uma Homenagem a David Lynch
O Cinesesc exibe uma retrospectiva das obras do cineasta que morreu em janeiro. Na homenagem ao estilo que mistura o surrealista e o real, há cópias restauradas em 4K. Estão na programação os longas "Eraserhead", "Coração Selvagem", "Cidade dos Sonhos", "O Homem Elefante", "Uma História Real", "Veludo Azul" e "A Estrada Perdida".
Cinesesc - r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, região central. Até 26/2. Classificação de livre a 18 anos, verifique para cada filme. Ingr.: a partir de R$ 8. Programação completa em sescsp.org.br


Festival Internacional de Dança
Filmes sobre dança serão exibidos na programação da primeira edição do evento. A seleção inclui o curta vencedor do prêmio de melhor filme de dança no Festival de Cannes em 2023, "Political Mother", de Hofesh Shechter. Também fazem parte da programação "A Certain Dream" e "Making Bolero", ambos da Companhia Nacional de Dança Contemporânea da Coreia do Sul.
Biblioteca Mário de Andrade – r. da Consolação, 94, República, região central. Ter. (25), às 19h. Grátis


Noitão do Belas: Eles Mereciam o Oscar
A tradicional sessão de cinema durante a madrugada do Reag Belas Artes pega carona no assunto do momento: o Oscar. Na programação, estão filmes de terror que não foram reconhecidos na premiação. "House", "Posessão, "Os Outros" e "Eraserhead" são opções de títulos na noite, a depender da sessão escolhida.
Reag Belas Artes - r. da Consolação, 2.423, Consolação, região central. Sex. (21), às 23h30. Ingr.: R$ 80 em Velox Tickets

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais