Grande Otelo é homenageado em mostra de filmes grátis da Cinemateca; veja como participar

Programação acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro e exibe cinco obras referentes ao ator

São Paulo

A Cinemateca Brasileira homenageia o ator e ícone do cinema nacional Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo (1915-1993), com a mostra de filmes "Revisitando Grande Otelo".

A programação acontece entre os dias 26 a 28 de fevereiro e reúne quatro obras de destaque da carreira do artista, que são preservadas pela instituição, além de um documentário.

Cena do documentário 'Othelo, o Grande', sobre o artista Grande Otelo, de Lucas H. Rossi dos Santos
Cena do documentário 'Othelo, o Grande', de Lucas H. Rossi dos Santos - Divulgação

Na quarta-feira (26), às 20h, acontece a abertura do evento com o filme documental "Othelo, o Grande", lançado em 2023 e dirigido por Lucas H. Rossi dos Santos. Nele, é contada a trajetória do ator, que nasceu órfão e neto de pessoas escravizadas e trabalhou com cineastas renomados como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Julio Bressane e Nelson Pereira dos Santos.

A exibição é precedida de um debate com o produtor executivo do filme, Ailton Franco Jr. A conversa, que começa às 19h, terá acessibilidade em libras e será transmitida pelo canal da Cinemateca no YouTube.

Já na quinta (27), a agenda inclui sessões de dois longas-metragens. O primeiro a ser exibido, às 19h, é o "Matar ou correr" (1954), que teve direção de Carlos Manga. A produção conta a história de City Down, um pequeno município comandado pelo bandido Jesse Gordon.

Em seguida, às 21h, é a vez de o público assistir ao "Carnaval Atlântida" (1952), dirigido por José Carlos Burle. No filme, o professor de mitologia Xenofontes é contratado para adaptar o clássico "Helena de Troia" para o cinema. Dois faxineiros do estúdio, porém, começam a sonhar em transformar o épico grego em uma comédia carnavalesca.

Na sexta (28), às 19h, a adaptação para o cinema do livro modernista de Mário de Andrade "Macunaíma" (1969), dirigida por Joaquim Pedro de Andrade, chega às telas da Cinemateca. A trama narra desde o nascimento do protagonista Macunaíma, um herói preguiçoso e sem caráter, até as aventuras do personagem em busca de uma pedra mágica.

Por fim, às 21h do mesmo dia, a obra audiovisual "Amei um bicheiro" (1952) encerra a mostra. Dirigido por Jorge Ileli e Paulo Wanderley, o filme conta a história de Carlos, um jovem ambicioso, que sai do interior para morar no Rio de Janeiro e se envolve com o jogo do bicho. Os ingressos são gratuitos todos os dias e serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Mostra "Revisitando Grande Otelo"
Cinemateca Brasileira - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, região sul. Qua (26), às 19h e às 20h. Qui. (27) e sex. (28), às 19h e às 21h. Grátis, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão. cinemateca.org.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais