O Dia da Criança pode estar um pouco confuso por causa da pandemia do coronavírus, mas o feriado tem diversas opções de atividades. O Guia chamou nomes de peso do universo infantil para dar ideias do que fazer em casa.
Mônica Sousa, filha de Mauricio de Sousa que inspirou a personagem famosa e atual diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP), recomenda usar a tecnologia nesses tempos. Um exemplo o aplicativo de streaming Banca da Mônica, que reúne 188 gibis históricos.
Já o ator e youtuber Luccas Neto prefere jogos longe das telas. "É hora de resgatar brincadeiras que pareciam estar ultrapassadas", diz. Uma das sugestões é construir um foguete com garrafa PET, usando a imaginação para a decoração.
A participação dos pais é importante, diz Sandra Peres, da dupla Palavra Cantada. Ela diz que o feriado pode ser oportunidade para aproveitar o dia em família e fazer as crianças ajudarem os adultos. "É uma boa oportunidade para aprender coisas novas, como cozinhar."
Receitas também são as dicas da cineasta Carla Camurati, que recomenda opções fáceis de preparar, como pão com ovo e sanduíches. Ela diz ser uma forma de apresentar o mundo da gastronomia para os pequenos e estimulá-los a experimentar novas combinações.
"Minha dica não é tecnológica —ou seja, você não vai depender de um computador ou de uma televisão. Mas você precisará de um bom livro ou de uma boa história", explica Carla Candiotto, da Cia. Le Plat du Jour.
Ela sugere fazer um teatro em casa e criar a estrutura de uma cabana com lençol e almofadas. Aí é só escolher uma história de qualquer gênero para contar. "Pode ser de terror, de aventura, de amor", recomenda. A atividade pode se repetir em sessões, como em uma casa de espetáculos.
Lu Lopes, a Palhaça Rubra, prefere usar no Dia da Criança uma ferramenta que todo tem. Ficou curioso? É o corpo humano.
Ela explica que "nós somos o brinquedo mais ninja que existe. Dentro do nosso corpo, temos disponíveis, de graça, tecnologias que geram autonomia criativa." Entre as brincadeiras citadas por Rubra estão uma discoteca caseira para dançar ao som dos hits favoritos da criançada —basta tocar suas músicas favoritas e colocar todo mundo para dançar.
Por falar em música, o contador de histórias Cristiano Gouveia ensina a fazer barulho. "Se tiver um instrumento musical em casa, ótimo", diz. "Mas, caso não tenha, pode improvisar com o que tem em casa, usar uma colher de pau para batucar na panela ou no pote de sorvete."
Gostou das dicas? Confira outras sugestões para aproveitar o feriado.
Comentários
Ver todos os comentários