Internet pauta "Algorritmos", novo disco da banda Filarmônica de Pasárgada

Conhecida pelo humor inteligente de suas letras, a banda Filarmônica de Pasárgada lança nesta sexta (2) "Algorritmos', o terceiro disco de sua trajetória, no Auditório Ibirapuera. Os músicos Zé Miguel Wisnik e Lineker fazem participações especiais no dia.

Filarmônica de Pasárgada
O grupo formado por alunos do curso de música da USP leva no currículo outros dois álbuns - Ines Bonduki/Divulgação

Como o título indica, o novo álbum propõe uma fusão entre os ritmos e os algoritmos digitais. "Todas as nossas relações são mediadas pela internet, é algo muito presente no nosso cotidiano. Pensei em trazer esse formato para a estrutura das nossas canções", diz Marcelo Segreto, integrante do grupo e compositor das faixas.

E é isso o que a banda entrega. A curta "144 caracteres", por exemplo, imita o limite de toques imposto pelo Twitter. "7 Comentários"  —que conta com os vocais de nomes como Tom Zé e Juçara Marçal— mostra comentários que diferentes pessoas podem fazer em resposta a uma selfie compartilhada.

Tudo isso sem deixar de lado os versos mais afiados. Kiwi, tema dedicado ao deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), é um exemplo. "É um funk anti-homofobia, e ele é uma das personalidades da política e da cultura que mais combatem isso", diz Segreto.

O trabalho transita por ritmos diversos, entre eles funk, rock e xote. Só que dessa vez, há uma maior preocupação com os timbres. "Os sons estão mais homogêneos. O que muda é que estamos experimentando a sonoridade de estúdio, com os efeitos", diz ele.

Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - plateia interna - Pq. Ibirapuera - av. Pedro Álvares Cabral, portões 2 (pedestre) e 3 (veículos), tel. 3629-1075. 21h. 90 min. Ingr.: R$ 20. Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais