Conheça lugares de São Paulo que têm programação de shows grátis

Capital paulista tem casas com várias opções na faixa; saiba onde procurar

São Paulo

É verdade que há muitos shows e festivais de música acontecendo em São Paulo e que a agenda parece mais recheada do jamais esteve —mas nem sempre é possível fazer com que o bolso acompanhe o ritmo das confirmações de eventos na capital paulista.

O cantor, violonista e compositor paulista Jota.pê, que prepara o lançamento de seu segundo álbum, 'Se o Meu Peito Fosse o Mundo'
O cantor, violonista e compositor paulista Jota.pê, que faz dois shows grátis em São Paulo - Taís Valença/Divulgação

A cidade, no entanto, também tem parte de sua programação gratuita. São apresentações pontuais ou feitas com alguma periodicidade que agradam a vários gostos musicais e idades e acontecem nas cinco regiões —é só saber onde procurar.

Confira, abaixo, locais para manter no radar e que, com frequência, têm um bom cardápio musical gratuito.

Equipamentos da Prefeitura
É extensa e diversa a programação dos pontos de cultura espalhados pela capital paulista, que preenchem todos os meses com shows em espaços como centros culturais e bibliotecas.

Dentre os que se destacam pela seleção musical e têm programação gratuita frequente aparecem o Centro Cultural São Paulo, que faz shows na ótima sala Adoniran Barbosa, os centros Culturais Olido e Tendal da Lapa, e as casas de cultura Butantã e Raul Seixas.

Neste final de semana, tocam a banda Abacaxepa, na Vila Itororó, na sexta (27), às 19h, o músico Jotapê, no sábado (28) às 19h, no Centro Cultural Vila Formosa, e Nelson Triunfo, que comemora seu aniversário também no sábado, às 20h, no Centro Cultural Penha.
A programação de todos os equipamentos pode se conferida em prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura


Fábricas de Cultura
Criadas pela Secretaria de Cultura do Estado, as dez unidades das Fábricas de Cultura que ficam espalhadas pelas zonas leste e norte da capital paulista privilegiam, em sua programação gratuita, artistas independentes dos bairros onde estão localizadas. Além de shows, também oferecem cursos ligados à música.
Programação e endereços no Instagram @fabricadeculturasp e no site fabricadecultura.org.br


House of Coisas
A casa em Pinheiros foi inaugurada neste ano e une gastronomia e coquetelaria a apresentações musicais. Além de sets de DJs, também são gratuitos os shows que acontecem por ali —já tocaram Àttooxxá e Julia Mestre, por exemplo. A próxima edição acontece no dia 27, com a banda de indie rock Lumen Craft e open de cerveja para quem aparecer fantasiado.
R. Campo Alegre, 48, Pinheiros, programação em @houseofcoisas


Itaú Cultural
A instituição promove, semanalmente, uma agenda de apresentações musicais gratuitas. Para novembro, por exemplo, já estão confirmados shows como os de Fat Family (10, 11 e 12), Pastoras do Rosário (16), Tuyo (18 e 19) e Assucena (24). É preciso apenas fazer a reserva prévia dos ingressos pelo site.
Av. Paulista, 149, Bela Vista, Instagram @itaucultural. Programação em itaucultural.org.br e reserva de ingressos em Inti

Duas mulheres ao lado direito e um homem ao lado esquerdo em pé
A banda curitibana Tuyo - Vitor Augusto/ Divulgação

Sala São Paulo
Desde 2008, a casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo oferece apresentações gratuitas aos domingos —e em alguns sábados. Sempre a partir das 10h50 e com duração aproximada de uma hora, os Concertos Matinais são feitos com a Osesp ou convidados.

Para as próximas edições, a programação inclui um programa especial para a Semana da Consciência Negra, com a USP Filarmônica tocando peças de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Cartola.

Para garantir os ingressos há duas opções: a partir das 10h da segunda anterior ao concerto, pela internet e com limite de duas entradas por pessoa, ou uma hora antes da apresentação, presencialmente —neste caso há uma fila de espera e lotação limitada. A casa também tem concertos gratuitos pontuais ao longo do ano.
Pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, Instagram @salasaopaulo_. Retirada de ingressos online em Programação e retirada de ingressos em salasaopaulo.art.br


Sesc
As unidades do Sesc têm alguns projetos musicais permanentes com shows gratuitos —são os casos do Instrumental Sesc Brasil, que acontece às terças no Sesc Consolação, do Centro em Concerto, organizado pelo Sesc Carmo, que uma vez por mês promove uma apresentação em igrejas históricas do centro, e o Segue o Baile, no Sesc Campo Limpo, que resgata os bailes black também mensalmente.

Mas há ainda uma grande lista de atrações gratuitas que ocupam toda a agenda do mês das unidades —é recomendado checar a agenda no site.
Programação em sescsp.org.br/programacao


Theatro Municipal de São Paulo
O teatro mais famoso da cidade também investe em apresentações musicais gratuitas, embora não dedique nenhum programa específico a elas.

Em novembro, por exemplo, dá para conferir o Coral Paulistano tocando Brahms de graça no Mosteiro São Bento, no dia 2, a Camerata da Orquestra Experimental de Repertório, que toca na Praça das Artes, e uma apresentação do rapper Jotapê no salão nobre do teatro —ambos no dia 4. Vale conferir a programação do espaço mensalmente para não perder apresentações e retirar os ingressos antecipadamente.
Pça. Ramos de Azevedo, s/n°, República, Instagram @theatromunicipal


Vale do Anhangabaú
Um dos espaços mais famosos da capital paulista tem programação musical de graça de quinta-feira a domingo —e ainda abraça outros eventos ao longo do ano, como a Virada Cultural. Às quintas o espaço recebe atrações de forró, aos sábados é a vez do samba e seus derivados e, aos domingos, o programa Sons do Vale recebe atrações de gêneros variados. Neste sábado, 21, por exemplo, tem apresentação da Batucada das Pretas das 15h às 17h.
Centro histórico de São Paulo, Instagram @novoanhangabau. Qui., às 21, sáb., às 15h e dom., às 17h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais