Festivais fazem degustação grátis de comida e bebida coreanas em SP; veja como participar
Eventos abertos ao público ocorrem no Centro Cultural Coreano e no shopping Butantã
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A gastronomia coreana é tema de dois festivais que ocorrem na capital paulista neste mês. Neles, será possível degustar comidas e bebidas do país do k-pop de graça.
Um deles, o Hansik, é realizado no Centro Cultural Coreano no Brasil, na avenida Paulista. Por lá, os visitantes podem conhecer uma exposição que apresenta pratos típicos da nação asiática, como os diferentes tipos de kimchi, conserva apimentada, e o makgeolli, bebida fermentada feita de arroz.
Durante a semana, há degustações abertas ao público de itens como makgeolli e kimbap, enrolado de arroz com alga e legumes, das 14h às 18h. Aos fins de semana, são servidas receitas mais elaboradas, como topokki, massa de arroz com molho picante, e panqueca de kimchi.
Essas sessões ocorrem em horário marcado (11h, 13h ou 15h) e é preciso reservar ingresso no site do centro cultural —liberados aos sábados, a partir de 12h. Os bilhetes costumam esgotar em minutos. Para quem não conseguir um, há fila de espera no local caso haja vaga por desistência.
A programação conta ainda com um curso sobre pratos tradicionais, às sextas e sábados, até 23 de setembro. Aos domingos, até o dia 24, a chef Eunyoung Lee ministra oficinas dessa culinária, pautada pelo uso de pimenta, carnes e frutos do mar. Também é necessário reservar ingressos.
Já o shopping Butantã, na zona oeste de São Paulo, também faz uma imersão na cultura coreana na primeira edição de seu Butantã K-Fest. O evento segue até o dia 30 com programação diária de degustações, apresentações e de outras atividades.
Neste sábado (16), por exemplo, há apresentação do DJ Rafael Lee, do cantor Simon In Kang e de grupos cover de dança de k-pop. Barracas vendem comidas e bebidas, como toppoki, bibimbap (mexidão de arroz com legumes), japchae (macarrão de batata-doce) e soju, um destilado típico, além de produtos prontos e itens de beleza.
É possível ainda vestir um hanbok, vestimenta tradicional coreana, ver uma exposição de pintura e caligrafia do país asiático e cantar em um karaokê. A degustação de salgadinhos, guloseimas e makgeolli não precisa de inscrição.
Mais de 10 mil pessoas passaram pelo local desde a abertura, segundo a organização do evento, montado em parceria com a Feira do Bom Retiro, que ocorre todos os sábados no bairro do centro.
Nos dois festivais, há uma mesma instituição por trás da organização dessas degustações gratuitas. o AT Center. A agência ligada ao governo da Coreia do Sul voltada ao agronegócio foi criada para divulgar alimentos e outros produtos do país asiático no Brasil.
O interesse dos brasileiros pela gastronomia coreana tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sobretudo depois da pandemia, graças à popularização do k-pop na música e dos k-dramas, isto é, as novelas produzidas naquele país.
É o que avalia João Son, chef coreano responsável pelo cardápio dos festivais. "Esse interesse surgiu há dez anos, com a música ‘Gangnam Style’, do Psy, e depois foi reforçado com grupos como
BTS e Blackpink", ele afirma.
"Mas o tiro para essa atenção crescer foi a Netflix com os k-dramas. Durante a pandemia, todo mundo ficou em casa e muitos brasileiros que não conheciam a gastronomia coreana ficaram interessados em degustar os pratos", diz.