Almodóvar e documentário de refugiados estão entre as atrações nos cinemas fora do circuitão

Confira filmes exibidos em programações especiais em São Paulo

São Paulo

 

42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
A mostra começa na quinta (18) e exibe, até 31/10, 331 títulos em 31 salas de cinema. Entre os destaques estão novos longas de Spike Lee, Terry Gilliam, Lars von Trier,  Yorgos Lanthimos e Alfonso Cuarón. “Capharnaüm”, de Nadine Labaki e vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes, também é projetado. Há ainda sessões de cópias restauradas de “Pixote - A Lei do Mais Fraco” (1981), de Hector Babenco, e “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles, que completa 20 anos. Já os homenageados deste ano são o diretor japonês Hirokazu Kore-eda (vencedor da Palma de Ouro por “Assunto de Família”, também na programação) e o iraniano Jafar Panahi, que terá o seu “3 Faces” exibido. Novidade deste ano, a instalação em realidade virtual “Chalkroom”, de Laurie Anderson e Hsin-Chien Huang, inaugura um  novo anexo do Cinesesc. Ela acontece em paralelo a uma seleção de filmes que utilizam essa tecnologia.
Confira a programação completa a partir de quinta (18), em folha.com/guia

 

Cinematographo
No domingo (14), o filme que ganha projeção no MIS é “Volver” (2006), de Pedro Almodóvar. A trama é sonorizada ao vivo pela banda Claustrofonia, às 15h. Indicado ao Oscar de melhor atriz (Penélope Cruz) e vencedor do prêmio de atuação feminina e de roteiro do Festival de Cannes, o longa acompanha uma mãe que precisa lidar com os problemas gerados pela morte da tia e do marido.
Salas e horários

A atriz Penélope Cruz em cena do filme 'Volver', de Pedro Almodóvar
A atriz Penélope Cruz em cena do filme 'Volver', de Pedro Almodóvar - Divulgação

 

Ciclo de Cinema e Psicanálise
O longa italiano “Fogo no Mar” (2016), de Gianfranco Rosi, ganha projeção seguida de debate na Cinemateca, na quarta (17),  às 19h, como parte da programação do Ciclo de Cinema e Psicanálise. Indicado ao Oscar de melhor documentário, o filme mostra como a vida dos habitantes da ilha de Lampedusa, na Itália, foi influenciada pela crise de refugiados que buscam abrigo na Europa. Após a exibição, há debate com a psicanalista Sandra Regina Moreira de Souza Freitas e com o jornalista da Folha Naief Haddad. É preciso retirar ingressos uma hora antes.
Cinemateca - Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul, tel. 3512.6111. Qua. (17): 19h. GRÁTIS

Cena do documentário 'Fogo no Mar'
Cena do documentário 'Fogo no Mar' - Divulgação

 

Mostra de Cinema Atual Espanhol
O MIS promove mostra dedicada a filmes espanhóis com entrada gratuita e ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão. Nesta sexta (12) são exibidos “Sete Minutos Depois da Meia Noite” (2016; foto) e “Doñana” (2014). No sábado (13) é a vez de “Desnorteados” (2015) e “A Colmeia” (1982), velhão no meio que encerra a programação.
Salas e horários

Cena de 'Sete Minutos Depois da Meia Noite'
Cena de 'Sete Minutos Depois da Meia Noite' - Divuçgação

 

Our New President
O Cinusp exibe, pela primeira vez no Brasil, o longa “Our New President”, do diretor russo Maxim Pozdorovkin. A sessão acontece na terça (16), às 19h. Exibido no Festival de Sundance deste ano, o documentário usa vídeos caseiros, propagandas e noticiários russos para contar a história da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em 2016, discutindo fake news e o impacto da Rússia no pleito de forma satírica.
Salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais