Descrição de chapéu cinema
Cinema

Em 'O Primeiro Homem', Chazelle se une a equipe premiada para filmar chegada à Lua

Vencedor do Oscar por 'La La Land' comanda filme com Ryan Gosling e Claire Foy

Leonardo Sanchez
São Paulo

Depois de se tornar o mais jovem vencedor do Oscar de melhor direção, aos 32 anos, por “La La Land: Cantado Estações” (2016), Damien Chazelle decidiu abandonar o cenário musical que pautou este e seus dois outros filmes para alçar voo até o espaço.

Aposta da Universal para a temporada de premiações, “O Primeiro Homem” já foi exibido nos festivais de Toronto e Veneza e narra a chegada do homem à Lua.

Baseado no livro homônimo de James R. Hansen sobre a vida de Neil Armstrong (1930-2012), o longa mostra o astronauta tentando conciliar a vida pessoal e o trabalho, durante os preparativos da missão que o faria entrar para a história.

Para a narrativa, Chazelle se uniu a velhos conhecidos: aparecem na ficha técnica o compositor Justin Hurwitz, o cinegrafista Linus Sandgren e o montador Tom Cross, todos agraciados com Oscars por outras parcerias com o diretor. Junta, a equipe por trás do filme acumula nove estatuetas douradas.

Já no elenco aparecem Ryan Gosling, que também trabalhou com Chazelle em “La La Land”, e Claire Foy, vencedora do Globo de Ouro e do Emmy pelo papel de rainha Elizabeth 2ª na série “The Crown”. Eles dão vida ao casal Armstrong.

Com esse perfil, é provável que “O Primeiro Homem” entre na cota de filmes com temática espacial que costumam emplacar algumas indicações ao Oscar —muitas vezes extrapolando as categorias técnicas, como foi o caso de “A Chegada” (2016), “Perdido em Marte” (2015) e “Gravidade” (2013), todos indicados a melhor filme.


Clube do Oscar

Damien Chazelle
Diretor e produtor
Direção por “La La Land” (2016)

Josh Singer
Roteirista e produtor executivo
Roteiro original por “Spotlight” (2015)

Justin Hurwitz
Compositor
Trilha sonora e canção por “La La Land” (2016)

Linus Sandgren
Cinegrafista
Fotografia por “La La Land” (2016)

Tom Cross
Montador
Montagem por “Whiplash” (2014)

Steven Spielberg
Produtor executivo
Direção e filme por “A Lista de Schindler” (1993) e direção por “O Resgate do Soldado Ryan” (1998)


Leia a crítica do filme.
Confira as salas e horários de exibição. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais