Bob Marley: cinemas de São Paulo têm sessões às 16h20 do filme 'One Love', sobre o músico

A sequência numérica 420 é comumente associada ao uso de maconha

São Paulo

Ao menos três salas de cinema em São Paulo programaram sessões do filme "Bob Marley - One Love", para o horário das 16h20. Todas elas fazem parte da rede Cinemark —no shopping Aricanduva, no Lar Center e no Tietê Plaza.

A sequência numérica 420 é comumente associada à maconha. E Bob Marley, o músico jamaicano que é retratado no longa-metragem, era um dos mais notórios defensores da descriminalização da erva, muito em função do uso dela na religião rastafári, da qual era seguidor.

Kingsley Ben-Adir no papel principal de 'Bob Marley - One Love'
Kingsley Ben-Adir no papel principal de 'Bob Marley - One Love' - Divulgação/Paramount Pictures

A versão mais difundida para explicar por que a sequência 420 é associada ao cânabis tem a ver com um grupo de amigos californianos que, no início os anos 1970, teriam combinado de se encontrarem às 16h20 para ir atrás de uma suposta plantação de maconha.

Desde então, o horário se tornou uma espécie de tradição entre usuários da planta para consumir a droga. Há até lugares que usam o dia 20/4 para marcar marchas em prol da legalização da planta —em inglês, as datas são grafadas começando pelo mês, e não pelo dia, de forma que 20/4 é escrito como 4/20.

"Bob Marley - One Love", dirigido por Reinaldo Marcus Green, conta com o ator Kingsley Ben-Adir no papel principal. A trama retrata o período, entre 1976 e 1978, em que a Jamaica vivia uma turbulência política e que um de seus mais famosos cidadãos, Bob Marley, foi vítima de um atentado e compôs o disco "Exodus".

A rede Cinemark foi procurada na noite desta quarta (21), mas não havia respondido ao questionamento da Folha até a publicação desta reportagem.

Outras redes de cinema de São Paulo não parecem ter aderido ao 420, mas programaram sessões do filme para horários bem próximos, como 16h10 (Itaú Frei Caneca e Kinoplex Itaim), e 16h25 (Kinoplex Parque da Cidade) e 16h30 (Itaú Pompeia).

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais