Descrição de chapéu melhor cinema de sp
Cinema

Dolby Atmos do Cine Marquise é o melhor som e envolve espectador por todos os lados

Sala 1 do cinema no Conjunto Nacional é equipada com 46 caixas, incluindo 4 subwoofers

Caixa de som da sala 1 do Cine Marquise, equipada com Dolby Atmos

Caixa de som da sala 1 do Cine Marquise, equipada com Dolby Atmos Adriano Vizoni/Folhapress

São Paulo

"A melhor poltrona da sala é a H13", brinca Marcelo J.L. Lima, diretor do Cine Marquise, ao mostrar o lugar na sala 1, equipada com o som Dolby Atmos. É para essa poltrona que as dezenas de caixas de som espalhadas pelo teto, fundo e laterais do espaço estão apontadas.

Principal sistema sonoro da Dolby, o Atmos do Cine Marquise 1 foi escolhido pelo júri como o melhor som da cidade.

Outras quatro salas da cidade também estão equipadas com o sistema Dolby Atmos: as salas Xplus do UCI Santana Parque Shopping (sala 8) e do UCI Jardim Sul (sala 9), uma sala no Cine A, no shopping Continental, e a sala Cinépic, do Cinesystem Morumbi Town.

No Marquise, porém, são 46 caixas de som que envolvem todo o ambiente, com caixas no fundo, nas laterais, no teto e atrás da tela, incluindo quatro subwoofers. Se fosse para brincar com os números na denominação de salas, como 5.1 ou 7.1, a Atmos seria um vigoroso 42.4 (42 caixas/canais e quatro subwoofers).

Lima conta que sua melhor experiência com o equipamento na sala do Marquise foi com uma sessão de "Resistência", ficção de Gareth Edwards, que estreou em setembro do ano passado no Brasil.

"‘Que senhora mixagem’, falei depois para o pessoal do cinema, ‘não duvido nada que seja indicado para o Oscar’, e foi", lembra —o longa ganhou indicações nas categorias de som e efeitos visuais.

Lima diz que, hoje em dia, quase todos os grandes estúdios, e não só hollywoodianos, fazem a mixagem em Atmos. Porém, nem sempre eles chegam aos cinemas daqui.

"Às vezes, o filme é mixado [em Atmos], mas a distribuidora não traz, porque há um custo adicional", afirma. "Aconteceu com ‘Pobres Criaturas’. Somente o Cine Marquise, entre as salas Atmos, queria exibir o filme. Então não compensava financeiramente para a distribuidora."

O filme do grego Yorgos Lanthimos, com Emma Stone, foi um grande sucesso na sala do Conjunto Nacional. No Cine Marquise, ganhou uma emulação para o 7.1. "A qualidade ficou muito boa, mas não é igual a versão Atmos", avalia.

Outro título com o som elogiado foi "Oppenheimer". "O grave ficou espetacular", conta Lima, lembrando a cena do teste com a bomba.

Hoje o Cine Marquise está com três salas (a terceira, com menos de 30 lugares, está completando um ano). É um dos poucos cinemas que não se associou a um app multissalas, mas vende ingresso em seu site. Quem quiser experimentar a atmosfera do som na sala 1, pode conferir a sessão de "Duna: Parte 2".

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais