Virada Cultural terá Criolo, dança no Anhangabaú e projeções de Amazônia em chamas

Evento acontece entre sábado (12) e domingo (13) com boa parte de sua programação online

-
São Paulo

Entre as 18h de sábado (12) e as 18h de domingo (13), a 16ª edição da Virada Cultural de São Paulo vai ter outra cara —a sua programação vai ser quase inteiramente onine, com cerca de 400 atrações, incluindo intervenções semipresenciais e atividades virtuais.

Partindo do mote “Tudo de arte, nada de aglomeração”, o evento terá representantes do mundo da música, do teatro, da dança, das artes visuais, do circo e da literatura.

Entre os destaques musicais, aparecem nomes como Elza Soares e Flávio Renegado, Criolo, Rennan da Penha e MC Kekel, Arnaldo Antunes, Gloria Groove e uma homenagem de Elba Ramalho a Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Luiz Gonzaga —esses artistas gravarão shows no Theatro Municipal, que serão transmitidos no dia do evento.

A banda de punk e hardcore brasileira Statues on Fire é uma das atrações com show presencial. O grupo se apresenta para até 50 pessoas na Casa de Cultura do Butantã no domingo, dia 13, às 14h, mas o evento também terá transmissão via YouTube.

A música clássica será representada pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O evento ainda promove o Palco Piano, que percorrerá a cidade com cerca de 13 músicos que irão se revezar para executar integralmente as 32 sonatas de piano de Beethoven, que somam 10 horas e 12 minutos de música.

As festinhas não ficarão de fora desta edição. No Clube em Casa, DJs paulistanos transmitem sets pela internet a partir de baladas e casas de show conhecidas da cidade, como Tokyo, Casa da Luz, Aparelha Luzia, Casa Caracol, Casa do Mancha Fatiado Discos, Mundo Pensante e Pratododia.

No campo das instalações artísticas, o agora reformado Vale do Anhangabaú recebe as projeções “Um Rio de Luz e Resistência” do Studio Visualfarm, que serão feitas nas árvores e na fonte do espaço. O grupo Dança das Turmalinas Negras acompanha a intervenção com apresentações pontuais.

As queimadas da Amazônia serão trazidas para a capital paulista pela instalação "Mata", do Midiadub, que usará softwares 3D e uma trilha sonora imersiva para simular a floresta sendo tomada pelo fogo. A atração vai ficar no Largo da Batata, em Pinheiros, durante todo o evento.

Representando a arte de rua, o Empena Feminina também projeta dez trabalhos de dez mulheres em empenas próximas ao Minhocão. A intervenção também poderá ser conferida virtualmente.

Já no campo do teatro, grupos como Satyros e a Cia Mungunzá de Teatro terão apresentações digitais. Há ainda espetáculos presenciais, seguindo os protocolos de segurança relacionados à pandemia, como “Mãe Fora da Caixa” e “Os Monólogos da Vagina”. O espetáculo "(In)justiça", da Companhia de Teatro Heliópolis, indicado a prêmios Shell pelo seu trabalho sobre o sistema jurídico brasileiro, também será encenado. ​

Os fãs de literatura poderão conferir a programação da Biblioteca Mário de Andrade, que reunirá vídeos de 50 autores que farão a leitura de textos escritos durante a quarentena ou que nunca foram divulgados.

As crianças também serão contempladas pela programação. O grupo Beatles para Crianças, por exemplo, apresenta seu "Meu Primeiro Show de Rock" direto de seu trio elétrico. Há ainda a Pia Fraus, que encena o "Bichos de Bicicletas", e Respeitável Público, que resgata brincadeiras infantis em uma Kombi.

*

Destaques

Shows

  • Elza Soares e Flávio Renegado: sáb. (12), às 20h - online
  • Criolo: sáb. (12), às 21h30 - online
  • Rennan da Penha e MC Kekel: sáb. (12), às 23h - online
  • Arnaldo Antunes: dom. (13), 13h30 - online
  • Statues on Fire: dom. (13), 14h - online e presencial, na Casa de Cultura do Butantã
  • Gloria Groove: dom. (13), 16h30 - online
  • Elba Ramalho: dom. (13), 18h - online

Concertos

  • Beethoven 250”: dom. (13), a partir das 7h - online e presencial. Trajeto: Av. Angélica, 791-745 - Santa Cecilia; Av. Pacaembu, 575 - Barra Funda
  • Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo: dom. (13), 11h - online
  • Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo: dom. (13), 12h15 - online

Festas

  • Clube em Casa: a partir de sáb. (12), às 18h - online

Arte e dança

  • Mata: 24h, a partir de sáb. (12), às 18h - presencial, no Largo da Batata
  • Anhangabaú: um Rio de Luz e Resistência: sáb. (12), às 20h - presencial
  • Empena Feminina: sáb. (12), às 21h - presencial. Locais: R. Amaral Gurgel nº 452, nº 444, nº 360; R. Major Sertório nº 342, R. General Jardim nº 291

Teatro

  • “(In)Justiça”: sáb. (12), às 21h e dom. (13), às 17h - online
  • “A Mulher que Espera e Aquele que Vê”, da Cia Mungunza: sáb. (12), às 22h - online
  • “Mãe Fora da Caixa”, de Miá Melo: dom. (13), às 11h - presencial, no Teatro das Artes
  • “Os Monólogos da Vagina”: dom. (13), às 16h - presencial, no Teatro Gazeta

Literatura

  • Coro de Vozes, na Biblioteca Mário de Andrade: de sáb. (12), às 20h a dom. (13), às 8h

Infantil

  • Beatles para Crianças: dom. (13), às 14h - presencial. Trajeto: Av. Henrique Schaumann, Av. Brasil, Parque Ibirapuera, Bienal.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais