Críticos avaliam qualidade do som de 13 casas de show de São Paulo

Acontece com frequência: você compra o ingresso para o show do seu artista preferido com antecedência, aguarda ansiosamente pelo dia do evento e, na hora H, algum problema aparece (deficiências de acústica, volume baixo, ruídos externos...) e você mal consegue ouvir a apresentação.

O "Guia" então convidou dois críticos-repórteres especializados em música para avaliar as qualidades (e defeitos) sonoros de 13 casas de show da cidade. Foram selecionados estabelecimentos pequenos ou médios (com capacidade para até mil pessoas) e abertos há menos de seis anos.

As avaliações levaram em conta critérios como volume e vivacidade do som e ausência de ruídos. E foram feitas não em ambientes isolados, mas em shows específicos –para simular uma experiência parecida com a que o leitor tem. Com isso, não foi testado apenas o lugar, mas também o trabalho dos artistas e do técnico de som daquela noite, que podem "compensar" possíveis deficiências do espaço (obviamente, o foco aqui não foi a qualidade artística das apresentações).

Os críticos encontraram casas em que a acústica é claramente uma das preocupações principais, como o Tupi or not Tupi, o Teatro Opus e a Casa Natura Musical. E outras, com uma pegada "punk", como o Breve, em que o refinamento acústico não parece ser foco de atenção.

Também enfrentaram situações inusitadas, como o som de um show de maracatu na rua que invadiu uma apresentação de Suzana Salles e Paulo Padilha no Jazz B. "Músicos experientes", conta um dos críticos, "eles interagiram com o som ao redor".


BREVE 
R. Clélia, 470, Água Branca, região oeste, s/ tel. 180 pessoas. 
É preciso ter equilíbrio ao julgar o som no Breve. A casa tem uma proposta de agendar artistas jovens, às vezes iniciantes. Cumpre essa missão sem um tratamento de som que possa ser alinhado a um teatro como o Opus ou ao refinamento acústico da Casa Natura. Há distorções no som e intromissão de ruídos. Mas é, digamos, o local mais "punk" dessa seleção, no bom sentido. Assim, se presta bem a atrações como os mineiros do El Toro Fuerte. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: bom 
Vivacidade, calor e brilho do som: regular 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: regular

A banda Garotas Suecas se apresenta no Breve
A banda Garotas Suecas se apresenta no Breve - Alberto Rocha/Folhapress

CASA DE FRANCISCA 
Casa de Francisca - R. Quintino Bocaiúva, 22, Sé, região central, tel. 3052-0547. 170 pessoas.
Há excesso de reverberação, mas o som é caloroso, e o espaço muito aconchegante. Não é nada fácil equilibrar o som (violão sofre especialmente). Ouve-se a música que vem da rua nos momentos mais delicados. O espaço pede (e merece!) um projeto acústico mais elaborado. Mas a qualidade dos músicos (o grupo Pau Brasil com o quarteto de cordas Ensemble São Paulo)
Volume, clareza e equilíbrio do som: bom 
Vivacidade, calor e brilho do som: bom 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: regular

Na Casa de Francisca, ouve-se o barulho da rua em alguns momentos
Na Casa de Francisca, ouve-se o barulho da rua em alguns momentos - Victor Parolin/Folhapress

CASA NATURA MUSICAL 
R. Artur de Azevedo, 2.134, Pinheiros, região oeste, tel. 4003-6860. 710 pessoas. 
O show de Paulo Miklos foi bem apropriado para avaliar o som da casa porque o ex-Titã alterna na apresentação rocks bem pesados e momentos intimistas no violão. Aprovação total, em qualquer um dos formatos. Para quem se acomoda nos camarotes do piso superior, nas laterais ou no fundo, o som continua chegando claro e forte. O bar, alojado no fundo do salão, não atrapalha em nada a audição da performance.  
Volume, clareza e equilíbrio do som: ótimo
Vivacidade, calor e brilho do som: muito bom
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: ótimo

O som chega claro e forte em todos os cantos da Casa Natura Musical
O som chega claro e forte em todos os cantos da Casa Natura Musical - Rafa Von Zuben/Divulgação

CENTRO CULTURAL DA MÚSICA INSTRUMENTAL - JAZZ NOS FUNDOS 
R. Card. Arcoverde, 742, Pinheiros, região oeste, tel. 3088-0645. 120 lugares. 
O palco, no fundo de um ambiente tipo "caixa", permite que o som chegue com potência e clareza, e a pegada "nu future jazz" do TRZ Trio falou mais alto do que a (excessiva) dispersão do público. Foi possível distinguir bem cada instrumento, sem perder as fusões tímbricas. Excelente para essa linguagem mais pesada, o local pode ser menos eficiente no caso de um show com características mais acústicas. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: bom
Vivacidade, calor e brilho do som: muito bom 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: bom

O ambiente tipo 'caixa' do Centro Cultural da Música Instrumental ajuda no som
O ambiente tipo 'caixa' do Centro Cultural da Música Instrumental ajuda no som - Divulgação

CINE JOIA 
Pça. Carlos Gomes, 82, Centro, região central, tel. 3101-1305. 992 pessoas. 
A casa parece depender muito da competência dos engenheiros de som escalados a cada show. A percussão tende a sobrepujar os outros elementos sonoros nas apresentações de bandas de rock. Em noites que reúnem vários artistas em shows seguidos (o Cine Joia abriga constantemente pequenos festivais), o resultado pode ser irregular. A apresentação conjunta das cantoras Ava Rocha, Iara Rennó e Tássia Reis teve altos e baixos, com o som um tanto embolado. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: bom 
Vivacidade, calor e brilho do som: bom 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: regular

A qualidade no Cine Joia depende muito dos engenheiros de som
A qualidade no Cine Joia depende muito dos engenheiros de som - Divulgação

JAZZB 
R. Gen. Jardim, 43, Vila Buarque, região central, tel. 3257-4290. 120 lugares. 
Bom volume, mas som um pouco sem brilho. A posição do palco no espaço dificulta a homogeneidade da recepção sonora, que muda muito para quem está sentado em frente ou na lateral que vai até o bar (maioria das mesas). Há interferência do próprio bar, e o show (dos cantores Suzana Salles e Paulo Padilha) teve que parar por causa de um grupo de maracatu que passou na porta: músicos experientes, eles interagiram com o som ao redor. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: bom 
Vivacidade, calor e brilho do som: regular
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: ruim

Música na rua pode atrapalhar shows no JazzB
Música na rua pode atrapalhar shows no JazzB - Divulgação

MUNDO PENSANTE 
R. Treze de Maio, 830, Bela Vista, 450 pessoas, tel. 5082-2657. 
Acanhado, mas transformando seu pequeno espaço em atrativo para quem procura um show com clima de festa de amigos, o Mundo Pensante tem limitações de acústica inevitáveis para seu formato retangular. Guitarras podem soar um tanto "emparedadas". Mas instrumentos de batuque ficam favorecidos pela vibração no corpo dos espectadores. Shows como o do grupo Höröyá, com influência de música africana, caem bem no local. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: regular 
Vivacidade, calor e brilho do som: bom 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: bom

Guitarras podem soar um tanto 'emparedadas' no Mundo Pensante
Guitarras podem soar um tanto 'emparedadas' no Mundo Pensante - Marcelo Paixão/Divulgação

TEATRO J. SAFRA 
R. Josef Kryss, 318, Parque Industrial Tomas Edson, região central, tel. 3611-3042. 627 lugares.
Com uma configuração de "teatrão", proporciona um som encorpado, mas sua distribuição pelo ambiente tem alguns entraves. Nas fileiras do fundo, a qualidade cai bastante, principalmente na emissão dos agudos. Mesmo a voz afinada da atriz e cantora Emanuelle Araújo fica sem brilho para quem senta mais para trás. Quem está nas primeiras fileiras não tem do que reclamar. Um ponto alto é o ótimo isolamento da plateia para o agradável salão de espera. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: bom 
Vivacidade, calor e brilho do som: regular 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: ótimo

A distribuição do som no Teatro J. Safra sofre alguns entraves
A distribuição do som no Teatro J. Safra sofre alguns entraves - Divulgação

TEATRO OPUS 
Av. das Nações Unidas, 4.777, Jardim Universidade Pinheiros, região oeste, tel. 4003-1212. 721 lugares. 
Inaugurado no movimento de criação de teatros em shoppings da cidade, impressiona pela força do som. Nos shows das bandas de rock Titãs e Barão Vermelho, em vários pontos da sala, a potência era distribuída sem distorções, mesmo nos lugares próximos às caixas de som. Em momentos mais tranquilos dos roqueiros, em baladas com menos bateria pesada, os graves foram impecáveis, com leves distorções nos agudos. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: muito bom 
Vivacidade, calor e brilho do som: muito bom 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: muito bom

O Teatro Opus impressiona pela força do som
O Teatro Opus impressiona pela força do som - Marcos Avelino/Divulgação

TEATRO PORTO SEGURO 
Al. Br. de Piracicaba, 740, Campos Elíseos, região central, tel. 3226-7300. 496 lugares. 
O teatro é ótimo, mas até um local com estrutura de primeiro mundo pode ser prejudicado por uma regulagem sonora ruim, como o baixo despropositadamente distorcido e invasivo do início ao fim do show de Renato Godá com Miranda Kassin, além de problema de clareza com as vozes. Nada indica que seja culpa do espaço: é um teatro moderno, com equipamentos profissionais e que foi visivelmente projetado levando em conta parâmetros técnicos de acústica. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: ruim 
Vivacidade, calor e brilho do som: regular 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: ótimo

Com ótima acústica, o Teatro Porto Seguro desaponta na regulagem sonora
Com ótima acústica, o Teatro Porto Seguro desaponta na regulagem sonora - Fernando Martinho/Divulgação

THEATRO NET 
Theatro Net São Paulo - Shopping Vila Olímpia - R. Olimpíadas, 360, 5º andar, Vila Olímpia, região sul, tel. 4003-1212. 799 lugares. 
Bonito e charmoso, o teatro tem uma cara de local para shows intimistas. E o som acompanha esse caráter. A turnê de Gilberto Gil cantando João Gilberto, com violões e escassa percussão, ou o recente show de Toquinho, de banquinho e violão, renderam muito bem. Mas o som perde a vivacidade nos assentos próximos das laterais. Os lances de escadas que levam do saguão de espera às poltronas impedem que ruídos externos atrapalhem a audição. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: bom 
Vivacidade, calor e brilho do som: bom 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: ótimo

O Theatro Net funciona bem para shows intimistas
O Theatro Net funciona bem para shows intimistas - Divulgação

TUPI OR NOT TUPI 
R. Fidalga, 360, Pinheiros, região oeste, tel. 3813-7404. 110 lugares. 
Uma casa que pensa no som antes de tudo. Claramente a acústica é uma preocupação central da proposta. O som do espaço une intimidade e clareza. O isolamento do exterior é ótimo, e do interior bem convincente (apesar do banheiro um tanto próximo do palco...). É verdade que os agudos da percussão às vezes soam demasiadamente, mas a cantora Rosa Passos e sua banda tiveram todas as condições para fazer boa música. 
Volume, clareza e equilíbrio do som: muito bom 
Vivacidade, calor e brilho do som: ótimo 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: muito bom

O som no Tupi or Not Tupi une intimidade e clareza
O som no Tupi or Not Tupi une intimidade e clareza - Divulgação


Z - Av. Brig. Faria Lima, 724, Pinheiros, tel. 2936-0934. 250 lugares. 
O espaço funciona para um som bruto, mas não para quem busca sutilezas: mal deu para distinguir as palavras cantadas no show de Soledad. Tudo estava muito alto e chapado. A intensidade do som não deixou espaço para nenhum ruído indesejado (nem interno, nem externo), porém trabalhou contra a própria música. O som do DJ estava bem melhor do que o dos dois shows ao vivo (da banda Trouble and The New Brazilians e da cantora Soledad). 
Volume, clareza e equilíbrio do som: ruim 
Vivacidade, calor e brilho do som: regular 
Ausência de ruídos indesejados, internos ou externos: bom

O Z funciona para um som bruto
O Z funciona para um som bruto - Felipe Prado/Divulgação



Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais