Descrição de chapéu Virada Cultural
Shows

Saiba o que há de melhor na Virada Cultural 2025 para cada gosto musical

Veja onde ficam os 21 palcos principais dos shows, que acontecem neste sábado (24) e domingo (25)

-
São Paulo

Evento gratuito que movimenta a capital durante um fim de semana com shows, exposições e peças, a Virada Cultural chega à sua 20ª edição com programação que começa no sábado (24) e vai até domingo (25).

Na frente musical, a que mais atrai público, serão mais de 500 apresentações distribuídas em 21 palcos e casas de cultura em todas as regiões. O modelo descentralizado leva nomes como Alceu Valença ao bairro de Itaquera, no extremo leste, e Xênia França à Parada Inglesa, na região norte.

Leo Santana em show no vale do Anhangabaú - Ronny Santos/Folhapress

Há uma variedade de ritmos que integram a agenda, como o funk de Hariel, que faz show no centro, e rock de diferentes vertentes, como Sepultura (metal) e Dead Fish (hardcore), que tocam na região sul. O pagode de Belo, o pop de Luísa Sonza e o samba de Diogo Nogueira completam a lista.

Veja os 21 palcos principais do evento

Eclética e com vocação para democratizar o acesso à arte, a Virada sofreu críticas em anos anteriores pela ausência de novidades e por uma sucessão de atrasos e problemas técnicos em diferentes palcos.

Neste ano, o evento tem custo estimado de R$ 59 milhões, contra R$ 60 milhões do ano passado. O transporte público funciona em esquema especial. Entre 0h e 4h, usuários do metrô poderão embarcar nas estações São Bento (1-azul) e Anhangabaú, República e Sé (linha 3-vermelha). A estação Vila Sônia, linha 4-amarela, também fica aberta para embarque. A integração acontece com outras linhas, como a verde, e com a CPTM. O desembarque é feito em todas as estações.


Veja, a seguir, destaques do evento divididos por gosto musical nos 21 palcos principais e outras casas de cultura. Antes de sair de casa, confira horários e locais no site oficial do evento.

FORRÓ

Falamansa
Popular grupo de forró que nasceu na noite paulistana, está na ativa desde meados de 1998. Leva ao público músicas animadas, caso de "Xote da Alegria", lançada em 2001, e "Xote dos Milagres".
Palco Campo Limpo - Sáb. (24), às 12h


Rastapé
Outro exemplo de grupo paulistano do gênero, leva à região sul suas sanfonas, que devem tocar a música "Colo de Menina", a mais conhecida do grupo, lançada em 2000.
Palco Jardim Myrna - Sáb. (24), às 21h


Funk

Cabelinho
Cantor carioca que está constantemente no topo do Spotify, deve apresentar músicas do seu último álbum "Não Sou Santo Mas Não Sou Bandido" no show na região sul da cidade.
Palco Cid. Tiradentes - Sáb. (24), às 17h


Hariel
Um dos maiores nomes do funk paulista, fez parcerias recentemente com Gilberto Gil. Tem entre os hits "Maçã Verde". Faz apresentação na região sul da cidade.
Palco Ipiranga - Dom. (25), às 17h


Kitinho
O funkeiro da região norte da capital paulista se tornou um dos mais ouvidos a partir de 2017, com músicas como "Beat do Megatron", cujas batidas eram projetadas para tocar em paredões automotivos.
Casa de Cultura São Rafael - r. Quaresma Delgado, 354, Jd. Vera Cruz, região oeste. Sáb. (24), às 20h


MÚSICA BRASILEIRA

Alceu Valença
Com mais de 50 anos de carreira, é dono de canções como "Morena Tropicana", "Anunciação" e "La Belle de Jour". O pernambucano se apresenta na região leste.
Palco Itaquera - Dom. (25), às 17h


Lenine
Consagrado cantor de 66 anos, compositor de "Paciência", é dono de seis premiações do Grammy Latino e nove Prêmios da Música Brasileira. Toca na Lapa.
Tendal da Lapa - r. Guaicurus, 1.100, Água Branca, região oeste. Dom. (25), às 17h


Mariana Aydar
Conquistou o Grammy Latino em 2020 com o álbum "Veia Nordestina" e em 2024 com "Mariana e Mestrinho". É conhecida pelo hit "Te Faço um Cafuné".
Tendal da Lapa - r. Gaicurus, 1.100, Água Branca, região oeste. Sáb. (24), às 21h


Marcelo Jeneci
O cantor paulistano, que gravou um disco de forró em 2024 com convidados como João Gomes e Gaby Amarantos, leva músicas de pegada romântica à região leste. Devem aparecer sucessos como "Dia a Dia, Lado a Lado".
Palco Guaianases - Dom. (25), às 12h30


Paulinho Moska
O cantor carioca, que mistura MPB, rock e elementos do pop, leva à Vila Itororó suas composições mais conhecidas, como "Pensando em Você".
Centro Cultural Vila Itororó - r. Maestro Cardim, 60, Bela Vista, região central. Sáb. (24), às 20h


Vanessa Da Mata
Autora de hits como "Boa Sorte" e "Amado", lançou em 2025 o álbum "Todas Elas". A cantora se apresenta na região norte.
Palco Parada Inglesa - Dom. (25), às 17h


PISEIRO

Barões da Pisadinha
O grupo liderado por Rodrigo e Felipe Barão toca na região sul. Donos de hits chiclete como "Tá Rocheda" e "Recairei", o conjunto teve ascenção meteórica nos últimos anos, conquistando fãs Brasil afora.
Palco 7 Campos - Dom. (25), às 17h


João Gomes
Ídolo do piseiro, lançou em 2025 o disco "Dominguinho", com Mestrinho e Jotapê. Faz dois shows no domingo. Deve aparecer no setlist o hit "Meu Pedaço de Pecado", que tem influências do sertanajo.
Palco M’Boi Mirim - Dom. (25), às 13h
Palco Anhangabaú - Dom. (25), às 18h


Zé Vaqueiro
É um dos grandes nomes da nova geração do piseiro. Lançou em 2024 o álbum ao vivo "Ser Tão Eu", com influências do sertanejo. Leva suas músicas à região leste.
Palco Itaquera - Dom. (25), às 12h30


POP

Duda Beat
A cantora, que também se inspira em ritmos como piseiro e música eletrônica, deve levar ao palco seus hits como"Bixinho".
Palco Butantã - sáb. (24), às 21h


Iza
É a voz que dá vida a "Dona de Mim" e "Fé", que alcançaram o topo das paradas nos últimos anos. Ambas aparecem no seu último álbum, de 2025, que foi gravado durante o show no Rock in Rio. Toca na região leste.
Palco Itaquera - Dom. (25), às 21h


Liniker
A cantora, que venceu o Grammy Latino em 2021, deve trazer músicas do recente projeto musical, o álbum "Caju" (2024), que tem as composições "Tudo" e "Febre".
Palco Anhangabáu - Dom. (25), às 15h


Luísa Sonza
A cantora, que levou 120 mil pessoas ao vale do Anhangabaú em 2022, faz duas apresentações, nas regiões norte e sul. Deve tocar "Motinha 2.0", single recente.
Palco Vila Albertina - Sáb. (24), às 21h/Palco Campo Limpo - Dom. (25), às 17h


Xênia França
A cantora baiana, que ganhou o Grammy Latino de melhor álbum pop pelo disco "Em Nome da Estrela" (2022), apresenta-se na região norte. No setlist, deve aparecer "Lua Soberana", música que esteve recentemente na novela "Renascer".
Palco Parada Inglesa - Sáb. (24), às 19h


RAP E TRAP

Djonga
O rapper emplacou canções que se tornaram muito populares na cena do rap, como "Olho de Tigre". Deve trazer composições do álbum "Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto" (2025).
Palco Sapopemba - Dom. (24), às 16h30


Edi Rock
O vocalista dos Racionais Mc’s se apresenta na região sul, de onde saíram os dois outros cantores do grupo, Mano Brown e Ice Blue. Deve tocar sucessos da carreira.
Palco 7 Campos - sáb. (24), às 19h


Karol Conká
A rapper mistura as batidas do gênero com estilo dançantes do pop, como na música "Tombei". No setlist deve aparecer "É o Poder".
Palco Itaquera - Sáb. (24), às 17h


Kayblack e MC Caveirinha
O cantor paulistano, sucesso do trap, recebe o irmão mais novo, Caveirinha, de 17 anos, para um show na região sul. Participa da música "Sagrado Profundo", de Luísa Sonza.
Palco Ipiranga - Sáb. (24), às 18h30


Rael
Rapper paulistano, tem canções com Racionais MC’s e RZO, dois gigantes da cena. Durante 15 anos integrou o grupo Pentágono.
Palco São Miguel - Sáb. (24), às 19h


Sidoka
O jovem cantor mineiro alcançou as paradas com seu trap de letras bagunçadas. Entre os hits está "Não me Sinto Mal Mais". Toca na região leste.
Casa de cultura Hip Hop - r. Sara Kubitscheck, 202, Cidade Tiradentes, na região leste. Sáb. (24), às 22h


Xamã
O rapper participou do grupo 1Kilo, mas mas foi com o álbum "Pecado Capital" (2018) que chegou ao topo da carreira. Entre as músicas mais conhecidas está "Luxúria", do mesmo álbum.
Palco Ipiranga - Sáb. (24), às 21h


rock

Dead Fish
Banda de hardcore, tem letras que falam sobre política e problemas sociais. Deve trazer sucessos da carreira como "Queda Livre".
Palco Butantã - Dom. (25), às 15h


Fresno
O grupo de rock liderou o movimento emo nos 2000, com hits como "Desde Quando Você Se Foi".
Palco Butantã - Dom. (25), às 13h


Ira!
A banda de rock paulista canta sucessos como "Tarde Vazia" e "Envelheço na Cidade".
Palco Parada Inglesa - Dom. (25), às 14h30


Mel Lisboa canta Rita Lee
A atriz apresenta o show de tributo à rainha do rock nacional. Lisboa tem interpretado a cantora em musical homônimo, com os principais sucessos de Rita Lee.
Biblioteca do parque Villa-Lobos - av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros, região oeste. Sáb. (24), às 13h


Névula
A banda autoral mistura rock com pop e música eletrônica, com letras introspectivas e som mais voltado para o melódico.
Palco Butantã - Dom. (25), às 11h30


Sepultura
Uma das mais importantes bandas de metal do Brasil, apresenta seus últimos shows antes de encerrar as atividades, após 40 anos na estrada.
Palco Butantã - Dom. (25), às 17h


Supla
Roqueiro toca com seu grupo Punk’s de Boutique seguindo essa vertente do rock. É dono de músicas como "Garota de Berlim".
Centro Cultural Santo Amaro - av. João Dias, 822, Santo Amaro, região sul. Sáb. (24), às 21h


OUTROS RITMOS

Amado Batista
Ídolo de uma vertente que mistura brega e sertanejo, ganhou fama na década de 1980 com músicas como "Seresteiro da Noite" e "Meu Ex-Amor". O cantor é um dos principais nomes da categoria, ao lado de nomes como Falção e Reginaldo Rossi.
Palco Ipiranga - Dom. (25), às 12h


Latino
Arista pop dono de músicas chiclete na primeira década dos anos 2000, como "Festa no Apê", que alcançou as paradas a partir de 2004. Toca na região sul.
Palco Parelheiros. Dom. (25), às 14h30


Leo Santana
O cantor leva suas músicas dançantes e animadas, como "Zona de Perigo" e"Posturado e Calmo" para a região leste.
Palco São Miguel - Dom. (25), às 16h


para dançar

Badsista
Produtora de artistas como Linn da Quebrada, desponta na cena eletrônica de São Paulo desde os anos 2010. Como DJ, tocou em festivais consagrados como Glastonbury, no Reino Unido.
Pista República - av. Ipiranga, 250, República, região central. Dom. (25), às 12h


Capslock
Com mais de cem edições, a festa tem setlists com eletrônica, house, techno. É conhecida pela sua estética irreverente.
Pista República - av. Ipiranga, 250, República, região central. Dom. (25), às 6h


Batekoo
A festa promove a cultura negra, periférica e LGBTQIA+, com música e dança. Toca ritmos nessa temática, como reggae, rap, hip-hop, trap e funk carioca.
Pista Aurora - r. Aurora, 776, Santa Ifigênia, região central. Dom. (25), às 6h


Mamba Negra
É uma festa de música eletrônica que exalta a cultura queer e a identidade afro-brasileira.
Pista República - av. Ipiranga, 250, República, região central. Sáb. (24), às 18h


SAMBA/PAGODE

Belo
Um dos pagodeiros mais ouvidos no Brasil, cresceu no gênero com o grupo Soweto, que passou a integrar em 1993. Tem entre os seus sucessos "Reinventar" e "Perfume". Faz show no centro.
Palco Anhangabaú - Sáb. (24), às 19h


Diogo Nogueira
Filho do músico João Nogueira, cresceu frequentando as rodas de samba do pai. Sua canção "Pé Na Areia", lançada em 2016, foi sucesso absoluto e se tornou trilha sonora das praias do litoral brasileiro. A apresentação acontece na região sul da cidade.
Palco Jardim Myrna - Sáb. (24), às 18h30


Jeito Moleque
Grupo de pagode fundado em 1998, conquistou as paradas no começo dos anos 2000, com músicas como "Hoje a Noite é Nossa" e "Não tem Pra Ninguém". É atração na região sul.
Palco 7 Campos - Dom. (25), às 14h30


Péricles
Tornou-se um dos maiores nomes do pagode à frente do Exaltasamba, grupo que liderou até 2012, quando iniciou carreira solo.
Palco Guaianases - Dom. (25), às 17h


Pixote
Está entre os mais populares grupos de pagode do Brasil, status que alcançou com canções como "Insegurança" e "Nem de Graça" e "Mande Um Sinal", lançadas entre 2007 e 2019, e que estão entre as mais ouvidas do gênero até hoje.
Palco M’Boi Mirim - Dom. (25), às 15h30


Sampa Crew
Tomou as paradas na década de 90 ao misturar r&b e rap e pagode, com letras que falam sobre dramas amorosos e relacionamentos.
Palco Jardim Myrna - Dom. (25), às 12h30


Turma do Pagode
O grupo que influenciou as últimas gerações do gênero com músicas como "Camisa 10", "Lancinho" e "Deixa em Off" se apresenta na região sul.
Palco Campo Limpo - Dom. (25), às 14h30


Xande de Pilares
Cantor que conquistou fama à frente do Grupo Revelação segue carreira solo desde 2014, quando deixou o conjunto após 23 anos.
Palco 7 Campos - Sáb. (24), às 21h


SERTANEJO

João Neto e Frederico
A dupla sertaneja, que tem pouco mais de 20 anos de estrada, bombou músicas como "Ele Não Vai Mudar" e "Crime Perfeito", que deram aos dois uma posição no alto escalão gênero na primeira década dos anos 2000.
Palco Ipiranga - Dom. (25), às 12h30


Michel Teló
O cantor sertanejo que despontou no sertanejo universitário em 2011 com a música "Ai Se Eu Te Pego" se apresenta na região sul.
Palco Campo Limpo - Sáb. (24), às 19h


Evento também tem atividades para crianças

Patati Patatá
A dupla de palhaços anima as crianças do Jardim Vergueiro, na região sul, com show de canções próprias e adaptadas.
Palco M’Boi Mirim - Dom. (25), às 10h30


Fera Neném
O grupo, que toca rock para crianças, apresenta-se na região sul.
Palco 7 Campos - Dom. (25), às 10h30 do domingo


Mundo Bita
Dono da canção "Fazendinha", traz para a região leste letras conhecidas pelo tom lúdico e calmo.
Palco São Miguel - Dom. (25), às 10h


Ziraldo e Suas Histórias
Atração reúne obras de um dos principais autores da literatura infantil no Brasil.
Centro Cultural Manoel Mendonça - praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro, região sul

Estruturas estão em todas as regiões da cidade

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas