Com 16 anos de estrada e quase 50 edições que se dividem entre Brasil e Portugal, o Mimo Festival, criado em Olinda (PE), desembarca pela primeira vez em São Paulo, nesta sexta (22). Gratuito, o evento internacional de música segue até domingo (24).
Na bagagem, traz shows de representantes de brasilidades e artistas de países da África e de Portugal —onde faz edições anualmente. As apresentações serão em construções históricas no centro da cidade: Theatro Municipal, Mosteiro de São Bento e Praça das Artes.
Com curadoria da idealizadora carioca Lu Araújo, a programação foca o protagonismo feminino (60% do lineup é composto por artistas mulheres), a diversidade de sons e a música negra.
Um dos destaques é o aclamado casal de músicos cegos Amadou e Mariam, que vem do Mali. Nas músicas, cantadas em francês e em mambara, língua nativa, eles combinam ritmos tradicionais africanos ao blues, pop e rock. Após shows esgotados no país em 2013, eles retornam neste sábado (23), às 23h, na Praça das Artes.
Também da África, a cantora Noura Mint Seymali traz da Mauritânia o som de seu ardine, instrumento de nove cordas semelhante à harpa. Ela sobe ao palco na Praça das Artes, também no sábado, às 20h.
No lado brasileiro, a baiana Xênia França é destaque no sábado, no mesmo local, às 21h30. Outros nomes são Chico da Tina, Fortuna, Edgar e Feminine Hi-Fi.
Paralelo aos shows, há exibições de filmes no CCSP, além de debates e workshops na Praça das Artes e no Sesc 24 de Maio, sempre com temas relacionados à música. Confira a programação completa no site: mimofestival.com/brasil.
Comentários
Ver todos os comentários