Com bordão "felomenal", "Giovanni Improtta" vira filme com José Wilker

No filme "Giovanni Improtta", que tem estreia marcada para o dia 17 de maio, o ator José Wilker leva para o cinema um personagem de sucesso que interpretou na novela "Senhora do Destino", exibida pela TV Globo em 2004. Giovanni Improtta, um empresário que deseja ascender socialmente, foi criado pelo escritor Aguinaldo Silva.

Improtta ficou famoso com bordões como "felomenal", "há malas que vêm de trem" e "vou me pirulitar". A primeira aparição do personagem aconteceu nos anos 1970, como um bicheiro em "O Homem que Comprou o Rio". Em 2005, ele aparece novamente no livro de Aguinaldo, "Prendam Giovanni Improtta".


Quando as gravações da novela acabaram, Wilker sentiu vontade de dar continuidade ao personagem. "Na novela, ele era horizontal e merecia uma certa verticalidade", afirma ele. "Muita gente quis se apropriar do personagem para cinema e teatro. Achei que era injusto comigo e resolvi pedir ao Aguinaldo os direitos para levá-lo ao cinema", contou.

Para tanto, Wilker mergulhou no projeto e decidiu, além de atuar, ser o diretor da obra. Este é o primeiro longa-metragem dirigido por ele. A decisão de ser o diretor do filme veio só depois de Wilker convidar Cacá Diegues, que recusou a oferta dizendo que Wilker conhecia muito mais o personagem e, por isso, deveria assumir a direção.

No elenco, estão também Andrea Beltrão, Gregório Duvivier, Eduardo Galvão e participações especiais de Milton Gonçalves, Paulo Goulart e Jô Soares, entre outros.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais