Filmes inéditos e premiados são destaque da 38ª Mostra de Cinema

Filmes inéditos no Brasil, que receberam diversos prêmios em consagrados festivais internacionais, como o de Cannes, de Locarno e de Berlim, compõem a programação da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no dia 16/10 e fica em cartaz até o dia 29/10.

A Mostra vai exibir grande parte dos filmes que integraram a seleção oficial do Festival de Cannes deste ano, entre eles "Winter Sleep", de Nuri Bilge Ceylan, que recebeu o prêmio máximo, a Palma de Ouro. Também estão na mostra "As Maravilhas", de Alice Rohrwacher, que ganhou o Grande Prêmio do Júri e concorreu à Palma de Ouro.


O norte-americano "Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo", de Bennett Miller, saiu de Cannes com o prêmio de melhor diretor no e, assim como o russo "Leviathan", de Andrey Zvyagintsev, —que também faturou foi considerado levou o de melhor roteiro– concorreu à Palma de Ouro.

"A Pequena Casa", de Yôji Yamada, rendeu à protagonista Haru Kuroki o prêmio de melhor atriz e concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim deste ano.

"Do que Vem Antes", de Lav Diaz, recebeu quatro prêmios no Festival de Cinema de Locarno em 2014. Já o nacional "Ventos de Agosto", de Gabriel Mascaro, recebeu o prêmio de Menção Especial na mesma competição.

38ª MOSTRA DE CINEMA

Durante os 13 dias de duração da Mostra de Cinema, serão exibidos mais de 330 filmes. Além de Almodóvar, serão homenageados neste ano o produtor e diretor Marin Karmitz, fundador da empresa MK2, e o cineasta japonês Noboru Nakamura (1913-1981).

O centenário do personagem Carlitos, de Charles Chaplin (1889-1977), também será celebrado com uma exibição ao ar livre de "O Circo", no Auditório Ibirapuera no dia 1º de novembro, após o fim da Mostra. O documentário inédito "Charles Chaplin - A Lenda do Século", de Frédéric Martin, integra a programação do festival.

Além deles, o espanhol Pedro Almodóvar também ganha retrospectiva —o festival vai exibir 15 filmes dirigidos por ele. Entre os destaques estão "Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão" (1980), um de seus primeiros longas, "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988), "Fale com Ela" (2002) e "Tudo Sobre Minha Mãe" (1999).

O drama "Relatos Selvagens", dirigido por Damián Szifron, vai abrir o festival. A produção foi a escolhida para representar a Argentina no Oscar de 2015, na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Hispano-argentino, o longa foi o único sul-americano na disputa pela Palma de Ouro Festival de Cannes deste ano.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais