Depois de longa jornada, Mulher-Maravilha protagoniza seu primeiro filme; veja curiosidades

Mulher-Maravilha  [Wonder Woman, Estados Unidos, 2016], de Patty Jenkins (Warner). Gênero: aventura. Elenco: Gal Gadot, Robin Wright, Chris Pine. 3D/ Dolby Atmos ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR
Gal Gadot em cena de 'Mulher-Maravilha' - Divulgação


Depois de oito filmes live-action (com atores) estrelados por Batman e sete por Super-Homem, a mais famosa das super-heroínas finalmente ganhou sua chance de mostrar que o cinema de heróis também é lugar de mulher.

"Mulher-Maravilha", que chega agora às telonas, acompanha a origem da personagem dos gibis da DC Comics, sem colocá-la como coadjuvante do "homem-morcego" ou do "filho de Krypton". Além disso, traz também uma mulher na direção, a americana Patty Jenkins ("Monster: Desejo Assassino"). Já a escolhida para viver a protagonista foi a atriz israelense Gal Gadot.

​O longa narra a história de Diana, guerreira que vive em uma ilha, entre amazonas. Quando um piloto cai no local, a moça descobre que o mundo está em guerra e decide intervir.

Nos quadrinhos, a estreia de Mulher-Maravilha aconteceu muito antes, em 1941. Desde então, foram várias as tentativas de levar a personagem para outras plataformas. No caso do cinema, Diana Prince, alter ego da heroína, teve uma trajetória tão turbulenta quanto a participação da moça na Primeira Guerra (1914-1918), pano de fundo do longa.

Diretores como Ivan Reitman ("Os Caça-Fantasmas"), Joss Whedon ("Os Vingadores") e a própria Patty Jenkins expressaram interesse no projeto ao longo dos anos.

Mas a Mulher-Maravilha teve que esperar até 2011, quando os planos da DC Comics de criar um universo estendido ficaram claros, para entrar na fila dos super-heróis e garantir um longa-metragem só seu.

Confira algumas curiosidades da personagem e do filme recém-lançado.


Capa do gibi em que Mulher-Maravilha concorre à Presidência dos Estados Unidos
Capa do gibi em que Mulher-Maravilha concorre à Presidência dos Estados Unidos - Reprodução

Casa Branca
Nos quadrinhos, a Mulher-Maravilha já concorreu à Presidência dos Estados Unidos, em uma edição lançada em 1943.

Girl power
Atletas, modelos e policiais de diferentes países interpretam as amazonas que habitam a ilha Themyscira. Na mitologia grega, elas formam uma tribo de mulheres guerreiras.

Gal Gadot, então Miss Israel, posa ao lado da americana Shandi Finnessey, em 2004 *** ****
Gal Gadot, então Miss Israel, posa ao lado da americana Shandi Finnessey, em 2004 - Darren Decker/Reuters

Bela e perigosa
Em 2004, Gal Gadot foi Miss Israel. Em seguida, passou dois anos no Exército, já que o serviço militar no país é obrigatório.

Mamãe
Algumas das cenas de "Mulher-Maravilha" tiveram que ser regravadas quando Gal Gadot estava grávida de cinco meses. Para esconder a barriga, a diretora Patty Jenkins recorreu à equipe de efeitos especiais do filme.

Patty Jenkins, Gal Gadot
A diretora Patty Jenkins e a atriz Gal Gadot no lançamento de "Mulher-Maravilha" - Jordan Strauss/AP

Marco histórico
A diretora Patty Jenkins é a segunda mulher a comandar sozinha um filme orçado em mais de US$ 100 milhões. A única que já havia alcançado tal feito é a oscarizada Kathryn Bigelow, com "K-19: The Widowmaker", em 2002. Ava DuVernay e Niki Caro são as próximas com orçamentos similares nas mãos: elas vão dirigir "Uma Dobra no Tempo" (2018) e "Mulan" (2018), respectivamente.


Veja salas e horários de exibição.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais