Catedral da Sé exibe apresentações gratuitas de músicas do período renascentista

Paralelas à mostra "Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (centro de São Paulo), serão realizadas, entre os dias 28/7 e 22/9, seis apresentações de música sacra e profana que terão como palco a Catedral da Sé, que em 2013 completa 100 anos desde o início de sua construção, e ruas do centro (Viradas Renascentistas).

Crédito: Luís Fernando Carbonari/Divulgação O grupo Audi Coelum, fundado em 2004 e que hoje conta com 20 cantores e quatro trombonistas, se apresenta no dia domingo (28) na Catedral da Sé
O grupo Audi Coelum, fundado em 2004 e que hoje conta com 20 cantores e quatro trombonistas, se apresenta no domingo (28)

Com curadoria do maestro Julio Medaglia, as exibições serão protagonizadas por grupos e músicos de repertório renascentista, como o Audi Coelum, conjunto vocal fundado em 2004 e que hoje conta com 20 cantores e quatro trombonistas, Brassuka, grupo camerístico formado por dez instrumentos de metal, e Il Doce Balo, quarteto de vozes e instrumentos formado em 2005.

Para complementar, também está prevista uma apresentação de orquestra e coro com a Camerata Artistas Paulistas, que tem o próprio Medaglia à frente de 20 vozes, 25 instrumentistas, dois solistas vocais e um solista de violino.

O evento "Renascimento: Variações Sobre o Mesmo Tema" tem como objetivo colocar o público em contato com as transformações propostas durante o período histórico do renascimento, que se estendeu do final da Idade Média ao início da Idade Moderna.


VEJA PROGRAMAÇÃO ABAIXO

28/7, 12h15, na Catedral da Sé

Audi Coelum
Repertório: "Nitida Stella", "In te Domino Speravi", "Tu Solus qui Facis Mirabilia", "O Salutaris Hostia", "Alma Redemptoris Mater", "Hodie Christus Natus Est", "Peccantem me Quotidie", "O Magnum Mysterium", "Tantum Ergo", "Ay mi Dios", "O Virgen", "Quand'os Miro", "Antes que Comais a Dios", "In Ilhuicac Cihuapille", "Laudate Dominum a 8", "Cantate Domino a 12 e Toquen as Sonajas".


11/8, 12h15, na Catedral da Sé

Brassuka e Il Doce Belo
o repertório selecionado pelos músicos do Brassuka inclui obras da Renascença italiana, com composições assinadas por Frescobaldi, Gabrielli e Monteverdi, entre outros. "La Mourisque", "Ronde", "Basse Danse Bergeret", "Canzona Per Sonare nº 2", "Suíte Batle" e "Sonata" são algumas das composições que serão executadas pelo grupo.

O Il Doce Balo interpretará peças polifônicas de cancioneiros ibéricos e madrigais italianos dos séculos 15 e 16, além de arranjos instrumentais derivadas da música de dança típicas do ambiente cortesão do período. Entre as obras selecionadas, "Menina dos Olhos Verdes", "Passame por Dios Barquero", "Chi La Gagliarda" (de Baldassare Donato), "Tourdion" (de Claude Gervaise) e "Il Secondo Libro di Madrigali" (de Madalena Casulana).


8/9, 12h15, na Catedral da Sé

Camerata de Artistas Paulistas
O programa escolhido por Julio Medaglia se estende do final da renascença até o início do barroco. Entre as obras, "Gloria", "Laudamus Te", "Domine Deus e Primavera", de Vivaldi; "Concerto Brandemburguês nº 3", "Jesus, Alegria dos Homens", "Aria da Quarta Corda e O Haupt Voll - Blut und Wunden", de Bach; e "Alla Hornpipe", "Glory of Lord, Glory to God e Aleluia", de Händel.


24/8, 25/8; 21/9, 22/9, das 20h às 3h, na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e 15 de Novembro

Música Profana - Viradas Renascentistas/Madrigal Matrix
A primeira edição da série profana teve início em 13 de julho. Chamadas de Viradas Renascentistas, são protagonizadas pelo Madrigal Matrix, coletivo audiovisual com curadoria do DJ Valter Nu, que apresenta releituras de clássicos renascentistas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais