A 14ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica ocupa a Fiesp (na avenida Paulista, centro de São Paulo) a partir desta terça-feira (dia 23) e traz instalações interativas.
- Com obras de Michelangelo e Da Vinci, exposição renascentista chega a SP
- "Guia" indica 25 atrações para fãs de quadrinhos, games, filmes de aventura e afins
- Festival exibe 18 filmes de animação com entrada grátis; "Simpsons" está na lista
Um dos destaques é a "Monkey Business", de Ralph Kistler e Jan M. Sieber, um macaco de pelúcia que, por meio de um sensor, imita os movimentos dos visitantes. A mostra tem ainda "Attraction", de Anrick Bregman & Koji Morimoto, o primeiro animê interativo do mundo.
A exposição também ocupa a estação Trianon-Masp do metrô com a instalação "Corpo Digitalizado", de Juliana Cerqueira.
VEJA OS DESTAQUES DO FILE
Mímico perfeito
Os alemães Ralph Kistler e Jan M. Sieber criaram o macaco Monito na Espanha, em 2011. Ele é a estrela da instalação "Monkey Business" e, por meio de um sensor, imita fielmente os movimentos dos visitantes.
O céu ao alcance
Tocar nas nuvens é um sonho utópico partilhado por muita gente. Os sul-coreanos Hyunwoo Bang e Yunsil Heo tornaram-no quase possível. Na instalação "Cloud Pink" (foto), as formas das nuvens projetadas em um tecido mudam ao serem tocadas.
Você manda
"Attraction", dirigido por Koji Morimoto, é o primeiro animê interativo do mundo. Originalmente criada para uma campanha contra o cigarro, a história acompanha três adolescentes. Os visitantes podem mover a câmera e ajudar os personagens a vencerem obstáculos.
Vá para fora
A fachada da Fiesp estará repleta de luzes de LED, que mudam de acordo com as vozes de quem passa na calçada. Na estação Trianon-Masp do metrô, a instalação interativa de Juliana Cerqueira digitaliza os corpos dos transeuntes e os mostra em monitores de televisão.
Comentários
Ver todos os comentários