Festival FILE leva instalações interativas à av. Paulista; veja os destaques

A 14ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica ocupa a Fiesp (na avenida Paulista, centro de São Paulo) a partir desta terça-feira (dia 23) e traz instalações interativas.

Um dos destaques é a "Monkey Business", de Ralph Kistler e Jan M. Sieber, um macaco de pelúcia que, por meio de um sensor, imita os movimentos dos visitantes. A mostra tem ainda "Attraction", de Anrick Bregman & Koji Morimoto, o primeiro animê interativo do mundo.

A exposição também ocupa a estação Trianon-Masp do metrô com a instalação "Corpo Digitalizado", de Juliana Cerqueira.

Informe-se sobre o evento

Crédito: Divulgação Instalação "Monkey Business"
Instalação "Monkey Business"


VEJA OS DESTAQUES DO FILE

Mímico perfeito
Os alemães Ralph Kistler e Jan M. Sieber criaram o macaco Monito na Espanha, em 2011. Ele é a estrela da instalação "Monkey Business" e, por meio de um sensor, imita fielmente os movimentos dos visitantes.

O céu ao alcance
Tocar nas nuvens é um sonho utópico partilhado por muita gente. Os sul-coreanos Hyunwoo Bang e Yunsil Heo tornaram-no quase possível. Na instalação "Cloud Pink" (foto), as formas das nuvens projetadas em um tecido mudam ao serem tocadas.

Você manda
"Attraction", dirigido por Koji Morimoto, é o primeiro animê interativo do mundo. Originalmente criada para uma campanha contra o cigarro, a história acompanha três adolescentes. Os visitantes podem mover a câmera e ajudar os personagens a vencerem obstáculos.

Vá para fora
A fachada da Fiesp estará repleta de luzes de LED, que mudam de acordo com as vozes de quem passa na calçada. Na estação Trianon-Masp do metrô, a instalação interativa de Juliana Cerqueira digitaliza os corpos dos transeuntes e os mostra em monitores de televisão.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais