Aldeia em Carapicuíba que foi cenário para filmes de Mazzaropi é aberta para visitação

Fundada em 1580 e tombada em 1940 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Aldeia de Carapicuíba, na Grande São Paulo atrai visitantes que querem conhecer parte da história dos índios. Situada a cerca de 20 km da praça da Sé, essa é a aldeia mais próxima do centro de São Paulo.

O ambiente é cercado por 20 casinhas antigas pintadas de branco e azul. O lugar é calmo e nos remete ao passado. O espaço, que foi cenário do filme "Casinha Pequenina" (1963), de Mazzaropi, é procurado para gravações de novelas de época e de comerciais.

No local, a maioria das casas são feitas de pau a pique. Entre elas, está a Casa de Cultura, onde é possível ver fotografias, esculturas e quadros que retratam a história da aldeia. Há também a capela da Comunidade Santa Catarina, datada de 1736. Bem ao lado, fica uma biblioteca com livros de história indígena.

Pça. da Aldeia, 19, Jardim Marilu, Carapicuíba, tel. 4186-0821. Seg. a sex.: 8h às 17h. Livre. Visita monitorada c/ agendamento p/ secultuartes@gmail.com. Grátis.

Visite o blog Mural

Crédito: Anderson Ferreira/Divulgação Esculturas simbolizam a cultura indígena na Aldeia de Carapicuíba
Esculturas simbolizam a cultura indígena na Aldeia de Carapicuíba

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais