A primeira edição do Festival Poesia no Centro começa nesta sexta (16) na capital paulista e tem na programação 13 mesas de debates sobre o gênero. Escritores nacionais e estrangeiros participam dos encontros, gratuitos, que acontecem no Teatro Cultura Artística até domingo (18).
O evento é organizado pela livraria Megafauna, sob curadoria e coordenação de Rita Palmeira. Para assistir às mesas de debate, basta retirar ingresso na plataforma Sympla.
Parte das sessões já tem tíquetes esgotados, mas a organização distribuirá as entradas remanescentes às 10h de todos os dias de evento, tanto na bilheteria do teatro quanto no Sympla.
Uma hora antes de cada encontro, o público também poderá retirar presencialmente uma senha numerada para fila de espera, caso lugares não sejam ocupados.
Todas as mesas terão interpretação em libras e tradução simultânea —tanto para que brasileiros acompanhem as falas de convidados estrangeiros, quanto para que estrangeiros compreendam as mesas em português.
A abertura do evento está marcada para às 17h da sexta e será comandada pelo poeta Francisco Alvim, ligado ao grupo da poesia marginal na década de 1970.
Outro destaque na programação do dia é a mesa de conversa com Tracy K. Smith, poeta estadunidense e professora de Harvard que venceu o prêmio Pulitzer de poesia em 2012. A partir das 21h, ela fala sobre suas obras e comenta a situação das universidades dos EUA no governo atual.
No sábado, às 15h, o desenhista brasileiro André Dahmer e o poeta irlandês Stephen Sexton conversam sobre a representação poética da masculinidade sob mediação de Alexandra Moraes, jornalista, quadrinista e ombudsman da Folha.
Às 19h, Ana Martins Marques e Fabrício Corsaletti leem poemas que escreveram e conversam com o jornalista Fernando Luna a respeito de temas que abordam nas obras.
O último dia do festival tem mesas com as escritoras estrangeiras Prisca Agustoni e Uljana Wolf, às 11h, e com o poeta Edimilson de Almeida Pereira, às 15h. A poeta Adelaide Ivánova e as slammers Carol Dall Farra e Luz Ribeiro também participam do dia de encerramento.
Megafone
Em paralelo à programação principal, acontece também a seção chamada Megafone. No bar do Cultura Artística, com clima informal de sarau, 63 poetas sobem em um tablado e assumem o microfone para declamar poesias, cantar e dançar.
A poeta Bruna Beber é responsável pela curadoria da programação e convidou artistas como Gregorio Duvivier, ator e escritor, e Amara Moira, escritora e professora. Eles participam do evento no sábado e no domingo, respectivamente, junto a outros poetas selecionados por meio de uma chamada aberta.
Não é preciso retirar ingresso para participar das sessões do Megafone —basta chegar e assistir, já que as apresentações são gratuitas. Elas acontecem em dois horários na sexta (18h15 e 20h15) e quatro no sábado e domingo (12h15, 16h15, 18h15 e 20h15).
Comentários
Ver todos os comentários